Licenciado em Agronomia pela Instituto Politécnico de Bragança, Jorge Alves é desde 2012 enólogo principal da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Sabrosa. No passado fim-de-semana foi eleito “Enólogo do Ano” de 2018, um prémio atribuído pela revista “Vinho Grandes Escolhas” e que muito orgulha a academia transmontana.
Passou muito cedo pelo IPB, mas Jorge Alves é mais um caso de sucesso entre vários antigos alunos que hoje são reconhecidos pela qualidade do trabalho que desenvolvem. Para o Instituto Politécnico de Bragança este título é também um reconhecimento da própria academia que muito se orgulha do percurso deste ex-aluno.
Enólogo no Douro, Jorge Alves é natural de Mirandela e depois da sua passagem pelo IPB completou uma Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Desde 2012 trabalha como enólogo principal na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo que nos últimos anos tem conseguido distinções que colocam os seus vinhos entre os melhores do ano.
Ao longo do seu percurso profissional Jorge Alves passou pela Adega Cooperativa de Alijó, Caves Transmontanas e Quinta do Tedo. Frequentou o curso de “Master of Wine”, em Londres, e desde 1999 tem, em parceria com o enólogo Celso Pereira, o projeto Quanta Terra.