Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Data de Publicação: 15/05/2019
No dia 29 de maio de 2019, pelas 14h30, no Anfiteatro 114 (ESTiG), irá decorrer o Seminário intitulado “Sala de aula invertida – Flipped Classroom” proferido pelo Prof. Doutor Alfredo Prieto Martín da Universidade de Alcalá – Madrid.

Destinatários: Docentes do Instituto Politécnico de Bragança

Para emissão do certificado de participação deverá efetuar a inscrição até ao dia 24 de maio em: http://inqueritos.ipb.pt/?r=survey/index/sid/912535


Programa:

14H30 – 16H00 - Seminário “Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom”: O futuro do ensino superior de qualidade é blended e flipped: experiências com o modelo de sala de aula invertida na Universidade de Alcalá – Madrid e a extensão do modelo flipped nas universidades espanholas.
16H00 – 17H00 – Debate: inovação pedagógica


Resumo:

As instituições de ensino superior enfrentam um grande desafio, decorrente da globalização da educação, nomeadamente na concorrência das universidades de maior prestígio mundial na captação dos melhores estudantes. As instituições de ensino superior devem melhorar a sua oferta educativa, adotando modelos de ensino e aprendizagem baseados em blended learning, que combinados com uma componente de interação face a face, de qualidade, permita diferenciar as suas ofertas de ensino relativamente às universidades de prestígio mundial que têm uma forte aposta no ensino online.
O modelo de sala de aula invertida oferece um ensino que combina o autoestudo dos estudantes com aulas ativas, onde eles interagem com seus colegas e professores. Neste seminário serão apresentadas evidências do impacto da implementação deste modelo no ensino universitário e serão apresentadas experiências bem-sucedidas dos últimos oito anos, no Departamento de Medicina da Universidade de Alcalá – Madrid. Serão também apresentadas experiências na formação de professores no modelo de sala de aula invertida, em várias universidades espanholas que tem vindo a integrar este modelo inovador na sua estratégia de ensino e aprendizagem.


Organização:

Conselho Pedagógico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Data de Publicação: 12/04/2019
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Mestre) no âmbito da Plataforma "COGNITA" Cognita, a decorrer no Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do Instituto Politécnico de Bragança.

Data de Publicação: 04/04/2019
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI-Mestre) no âmbito das atividades decorrentes do projeto BIOURB_NATUR Bioversidad Bioconstructiva, edificación bioclimática, rehabilitación sostenible y su aplicación en los espacios naturales (ref.ª 0414_BIOURB_NATUR_2_E)
Anexos:
edital

Data de Publicação: 25/02/2019
Na conferência que aconteceu esta sexta-feira em Lisboa, e um ano depois do relatório que analisou a ciência, inovação e ensino superior em Portugal, a OCDE refere a surpreendente evolução dos politécnicos e apresenta o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) como evidência dessa  constatação. Para os peritos, o CIMO-IPB é exemplo de uma estrutura “com recursos humanos e materiais perfeitamente adequados para conferir doutoramentos”, e um exemplo a seguir.

Os peritos da OCDE apresentaram a 22 de fevereiro, no Teatro Thalia em Lisboa, as recomendações resultantes da avaliação externa realizada pela OCDE durante 2016-2017 aos sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

Em resultado desta avaliação o Relatório apresenta um conjunto de recomendações para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal.

A comissão de avaliação destaca a surpreendente evolução dos Institutos Politécnicos e o excelente contributo destas instituições para o progresso científico do país, tanto na qualificação de pessoas como na ligação às empresas, apresentando o Politécnico de Bragança como evidência desta constatação. A possibilidade de os Instituto Politécnicos atribuírem o grau de doutor deve ser reconhecida em todas as duas dimensões legais, assegurando a formação de profissionais altamente qualificados em ligação com as empresas.
Categorias: Noticias

Data de Publicação: 25/02/2019
O Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira tem como finalidade promover a produção e criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de Língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra que cultivam a diversidade dos valores culturais e identiários dos Povos da Lusofonia.
Anexos:
Regulamento
Categorias: Noticias

Data de Publicação: 22/02/2019
O “Prémio Interculturalidade” foi instituído este ano pelo Espaço T, Associação para Apoio à Integração Social, e distingue pessoas e entidades nacionais que mais têm feito para a promoção e defesa dos valores dos Direitos Humanos e Diversidade Cultural. A cerimónia aconteceu a 21 de fevereiro no Porto, num jantar comemorativo  do Dia Internacional da Língua Materna.

Com perto de 2 mil estudantes estrangeiros de 70 nacionalidades diferentes, o Instituto Politécnico de Bragança foi distinguido na categoria Ensino e Formação. A estratégia de internacionalização adotada nos últimos anos tem conseguido promover a interculturalidade no ensino superior e na região em que se insere. Um exemplo de integração que mereceu a distinção da Associação Espaço T e que muito honra a academia transmontana.

O Espaço T, Associação para Apoio à Integração Social é uma IPSS tutelada pelo Ministério da Saúde. Desde a sua fundação, em 1994, trabalha em contexto social com grupos vulneráveis. Tem como principal missão a promoção da mudança social com vista à aceitação da diferença pela sociedade.

O “Prémio Interculturalidade 2018” foi atribuído às seguintes personalidades/Entidades:
- Categoria Políticas Públicas - António Costa – Primeiro-Ministro
- Categoria Ensino e Formação – Orlando Isidro Rodrigues – Presidente do instituto Politécnico de Bragança
- Categoria Jornalismo - Joana Gorjão Henriques – Jornalista
- Categoria Sociedade Civil - Catarina Furtado – Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População
- Categoria Ajuda Humanitária - André Costa Jorge – Coordenador da Plataforma de Apoio A refugiados
- Categoria Desporto - Nelson Évora – Atleta
- Categoria Cidade - Câmara Municipal do Porto
- Mérito Intercultural – Pedro Calado - Alto Comissário Para as Migrações
Categorias: Noticias

Data de Publicação: 21/02/2019
Licenciado em Agronomia pela Instituto Politécnico de Bragança, Jorge Alves é desde 2012 enólogo principal da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Sabrosa. No passado fim-de-semana foi eleito “Enólogo do Ano” de 2018, um prémio atribuído pela revista “Vinho Grandes Escolhas” e que muito orgulha a academia transmontana.



Passou muito cedo pelo IPB, mas Jorge Alves é mais um caso de sucesso entre vários antigos alunos que hoje são reconhecidos pela qualidade do trabalho que desenvolvem. Para o Instituto Politécnico de Bragança este título é também um reconhecimento da própria academia que muito se orgulha do percurso deste ex-aluno.

Enólogo no Douro, Jorge Alves é natural de Mirandela e depois da sua passagem pelo IPB completou uma Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Desde 2012 trabalha como enólogo principal na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo que nos últimos anos tem conseguido distinções que colocam os seus vinhos entre os melhores do ano.

Ao longo do seu percurso profissional Jorge Alves passou pela Adega Cooperativa de Alijó, Caves Transmontanas e Quinta do Tedo. Frequentou o curso de “Master of Wine”, em Londres, e desde 1999 tem, em parceria com o enólogo Celso Pereira, o projeto Quanta Terra.

Categorias: Noticias

  • Seminário "Fake News"
  • A importância do impacto económico dos eventos turísticos - case studies!
  • Palestras “A GOVERNAÇÃO LOCAL EM REDE: Atores e interações” e "A Qualidade da Governação Local em Portugal"
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1
  • Seminário “Marketing Político - do Marketing? ou da Política?”
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1
  • Jornadas de Direito do Consumo
  • Maio - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 
    Junho - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30      
    Julho - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031   

    CookiesAccept

    Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
    Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

    Compreendo e aceito.
    Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt