O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) são EXCELENTES para a Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), destacando e reiterando o IPB como Instituição de excelência científica a nível nacional.
O processo de Avaliação das Unidades de I&D no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento envolveu 32 painéis nos quais se organizam as Unidades de Investigação e foi divulgado publicamente hoje, dia 25-06-2019 na página da FCT. Deste rigorosíssimo processo de avaliação, que envolveu 224 avaliadores internacionais de elevada competência e experiência científica, oriundos de 26 países, destaca-se o facto de, na esfera do Ensino Superior Politécnico, o IPB ter obtido 2 EXCELENTES num total de 5, atribuídos a centros de Investigação com ligação a este sector do ensino superior. O processo de avaliação incide em três parâmetros que são a i) qualidade da equipa de investigadores; ii) o impacto nacional e internacional das atividades desenvolvidas; e iii) o alinhamento dos objetivos e estratégias da organização com a estratégia regional e nacional, possibilitando aos avaliadores classificar as Unidades de Investigação com as valorações de Excelente, Muito Bom, Bom, Fraco e Insuficiente.
Também pertencentes ao IPB, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e a Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG) obtiveram desempenhos relevantes, tendo sido avaliados com a classificação de BOM.
O IPB tem ainda docentes que realizam investigação em centros de outras instituições, destacando-se o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) com avaliação de muito Bom, e o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR) avaliado com BOM.