Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Data de Publicação: 12/03/2020
Tendo em conta a situação da pandemia e face ao Plano de Contingência para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19) do IPB, avisa-se que foi cancelado o evento.
Anexos:
Programa

Data de Publicação: 06/03/2020
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vem por este meio convidá-lo(a) a participar nas II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES que terão lugar no próximo dia 20 de Março em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia.

Estas Jornadas, que se inserem nas comemorações do Dia Mundial da Água, pretendem ser uma plataforma de discussão e de divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana, contemplando um conjunto amplo de temas associados à sua importância como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

Programa: http://www.ipb.pt/files/202002200841.pdf

A participação é gratuita, no entanto é necessário fazer a inscrição até ao próximo dia 18 de março através do link: www.ipb.pt/go/q817

Este evento é realizado pelo IPB em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e a Ordem dos Engenheiros (OE) e conta com o apoio do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo assim como da marca Pedras Salgadas.



A comissão organizadora,

Carlos Balsa

Manuel Braz César

Mário Escudeiro


Em razão do Plano de Contingência do IPB para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19), informamos que as II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES foram adiadas para o próximo dia 5 de junho.

Este evento terá lugar à mesma em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, com o mesmo programa.

O IPB agradece a sua compreensão.

Data de Publicação: 02/03/2020
A atribuição do galardão de Património da Humanidade, pela UNESCO, aos Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde incrementou a notoriedade do local, aumentando a procura turística. Esta centralidade impôs novos desafios, no sentido de identificação de soluções, que visem um desenvolvimento integrado, em sintonia com a preservação dos valores patrimoniais, evitando um turismo disruptivo. Neste espectro, os novos paradigmas assentam em diálogos abertos, fomentando orientações específicas sobre a salvaguarda e o planeamento do património, visando um turismo sustentável, como um importante veículo para conservar e transmitir este património cultural de valor universal excecional.

Sessão por:
Nome: Bruno J. Navarro
Cargo:  Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque

Formação:
Doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em História Contemporânea, e  Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Objetivos gerais:
Perceber a importância da atribuição da chancela da UNESCO para a promoção de um destino turístico - O Vale do Côa.

Objetivos Específicos:
Compreender a importância do projeto cultural do Vale do Côa numa abordagem de destino turístico, tendo em vista a conservação do património e a capacitação dos vários agentes.
Perceber quais os desafios e os instrumentos de planeamento.
Perceber quais as ferramentas de avaliação da capacidade em termos da quantidade e tipologia de visitantes.

Público-Alvo: comunidade académica, dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários do setor do turismo.

Grande Auditório da EsACT
Dia 4 de Março de 2020
Das 14h30 às 16h00


Data de Publicação: 02/03/2020
A tendência para o envelhecimento da população mundial que se verifica atualmente é um fenómeno demográfico único. É, por isso, um segmento que apresenta um elevado potencial económico. Por outro lado, apesar do potencial de crescimento, verifica-se que, tanto os agentes económicos que integram a indústria turística, como a comunidade académica, não têm dado a atenção que o tema parece merecer. O envelhecimento ativo contemporâneo e a influência que este facto terá no setor do turismo, bem como os benefícios que o turismo pode trazer para a melhoria da qualidade vida da população sénior, são aspetos que importa acompanhar e compreender. Assim, procurar-se-á compreender os hábitos, preferências e necessidades do turista sénior, nas diversas fases da experiência turística, desde o planeamento da atividade turística até ao seu regresso a casa.

Sessão por:
Nome: António José Lopes
Cargo:  Técnico Superior na Universidade de Coimbra
Formação: Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade.

Objetivos gerais:
Perceber a influência do envelhecimento da população no setor do turismo.

Objetivos Específicos:
Compreender as tendências demográficas nos dias de hoje.
Perceber os aspetos demográficos e socioeconómicos com impacto no turismo.
Descobrir hábitos, preferências e necessidades das pessoas seniores durante a realização de viagens turísticas.

Público-Alvo: comunidade académica, dirigentes de instituições turísticas e culturais,  empresários do setor do turismo.

Grande Auditório da EsACT
Dia 18 de Março de 2020
Das 14h30 às 16h00
Categorias: Eventos,Seminários

Data de Publicação: 14/01/2020
curso de curta duração – 36 horas | 31 de janeiro - 1, 7 e 8 de fevereiro | Promover a aquisição de competências básicas na área da Higiene e Segurança no Trabalho que permitam o desempenho de funções de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, no âmbito das ações consagradas na lei.


Informações e Inscrições: https://esa.ipb.pt/hst2020/
Link:
Anexos:
Desdobrável

Data de Publicação: 04/12/2019
No âmbito das unidades curriculares de Direito do Urbanismo e Ambiente da Licenciatura em Solicitadoria, Ciência Política e Relações Internacionais da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo e Ordenamento e Urbanismo do Mestrado em Administração Autárquica e realizar-se-á, no próximo dia 11 de dezembro, às 14h00, no Grande

Auditório, uma aula aberta subordinada ao tema: “Conflitos Urbanos em Curitiba”.

A Aula Aberta contará com a presença da Professora Doutora Simoni Aparecida Polli da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

A entrada é livre e aberta à comunidade académica.
Comentadores: Paulo Praça (EsACT-IPB)

O trabalho é parte do Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba, que integra a Rede de Observatórios de Conflitos Urbanos, uma iniciativa de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais. O objetivo é registar, mapear e analisar a conflituosidade social que aponta os diversos olhares e formas de ver a cidade. São mapeadas os conflitos que tem a cidade como palco e objeto de suas lutas. Os conflitos apontam para uma cidade real, longe do city marketing que muitas vezes é vendido por governos de plantão.

Nota biográfica: Simoni Polli é doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.

11 DEZ 2019 | 14:00 – 15:30 | Grande Auditório EsACT-IPB

Anexos:
Cartaz
Categorias: Eventos

Data de Publicação: 29/11/2019
No âmbito da formações ministradas na EsACT-IPB, realizar-se-á, no próximo dia 12 de dezembro, às 14h00, no Grande Auditório, uma aula aberta subordinada ao tema: “A Democracia Sequestrada: O poder das fake news nas últimas eleições presidenciais brasileiras”.

A Aula Aberta contará com a presença do ilustre Frédi Vasconcelos, jornalista há mais de 30 anos em veículos da mídia comercial, editor de revistas e jornais, assessoria a sindicatos de trabalhadores, prefeituras e marketing político. Atualmente, editor do Jornal Brasil de Fato Paraná. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, com o tema as fake news na eleição presidencial brasileira de 2018.

A entrada é livre e aberta à comunidade académica.

Comentadores: Manuela Carneiro (EsACT-IPB) e Ricardo Jorge (EsACT-IPB)

Anexos:
Cartaz
Categorias: Eventos

Abril - 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Maio - 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
Junho - 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt