Tralee na Irlanda recebeu a primeira Academia de Verão Empresarial de apoio à pesquisa e desenvolvimento de alimentos em PMEs europeias e investigadores da área alimentar. Esta academia é uma das atividades do projeto TRADEIT -
Traditional Food: Entrepreneurship, Innovation and Technology Transfer, projeto financiado pela Comissão Europeia e que envolve 19 parceiros europeus que têm o objetivo de criar uma rede de apoio a PMEs de alimentos tradicionais e artesanais em conjunto com investigadores da área alimentar. Para obter mais informação sobre este projeto, consultar a página
http://www.tradeitnetwork.eu/.
A Academia de Verão decorreu durante três dias, com o objetivo de dar formação e aconselhamento de cariz industrial a 26 participantes de toda a Europa, incluindo gestores de centros de investigação, alunos de doutoramento e investigadores, e incluiu, por parte dos participantes, a apresentação e defesa de um projeto inovador, e que foram sujeitos a prémio.
Parabéns ao Ricardo Malheiro, que ganhou o primeiro prémio “Prémio de colaboração Investigação & Empresa” com o trabalho “Produtos à base de Pão e Azeitona – uma estratégia de valorização 3 em 1”. Ricardo Malheiro é estudante de doutoramento da Universidade do Porto e desenvolve a sua atividade no CIMO - Centro de Investigação de Montanha da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
O “Prémio - Gestor de um Centro de Investigação” foi atribuído a Silvia Bellato da Unidade de Pesquisa de Qualidade dos Cereais da Universidade de Roma (CRA-QCE) (Itália), com o trabalho “Cereais para consumo humano como fonte de fibra solúvel e compostos fenólicos úteis para a saúde”. Já o “Prémio Empresa Alimentar” foi atribuído a Esereosa Dilenu Ama Otiwa Omoarukhe da Universidade de Reading (Inglaterra), com o trabalho “Bebidas Naturais Saudáveis”.
O objetivo do evento foi dar a conhecer a importância de trabalhar em rede para o desenvolvimento de projetos ou produtos, seja individualmente ou em colaboração. As áreas de investigação apresentadas na academia foram bastante diversas, incluindo os ingredientes alternativos a utilizar em alimentos para pessoas com alergias ou preocupações dietéticas específicas.