Marketing
Diploma conferido
Licenciatura em Marketing. Título de LicenciadoNível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 6 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
O acesso a formações de ensino superior é regulado pelo Decreto-Lei n.º 296-A/98 de 25 de setembro, na sua redação atual, bem como pela respetiva regulamentação e consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes com Nota de Candidatura mínima de 100 pontos (numa escala de 0 a 200) e que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) num dos seguintes conjuntos de Provas de Ingresso: (17 Matemática Aplic. às Ciências Sociais e 18 Português) ou (04 Economia e 18 Português) ou (09 Geografia e 18 Português) ou (13 Inglês e 18 Português) ou (04 Economia e 09 Geografia).Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em https://ipb.pt/pt/estudar/candidaturas, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em https://ipb.pt/pt/estudar/estudantes/servicos-academicos.
Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 horas totais por semana. 810 horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 15 créditos.Os sólidos conhecimentos dos diplomados em Marketing pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela permitem-lhes ingressar no mercado de trabalho em atividades como: Marketing Digital; Marketing de Conteúdo; Gestão de Redes Sociais; Logística e Distribuição, Direção Comercial; Gestão de Marketing; Gestão de Produto (Product Manager); Gestão de Marcas (Brand Manager); Retalho; Técnico de Marketing; Market Research; Comunicação Marketing; Representante Comercial; Marketing Direto; Publicidade; Promoções; Gestão de Merchandising; Gestão de CRM (Customer Relationship Management); Gestão de Comércio Eletrónico; Formação; Consultoria de Marketing; Assessoria e Docência e investigação na área de Marketing.
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Marketing e Publicidade, Ciências Empresariais, Informática, Audiovisuais e Produção dos Media, Matemática e Estatística, Direito e Línguas e Literaturas Estrangeiras. Marketing e Publicidade (342 CNAEF), Ciências Empresariais (340 CNAEF).Principais resultados da aprendizagem
O curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de ação. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se nas áreas de formação de Marketing e Publicidade e Ciências Empresariais, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma atividade de caráter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em https://ipb.pt/pt/estudar/estudantes/servicos-academicos, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo InteiroDiretor de Curso
Luisa Margarida Barata Lopes ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Audiovisuais e Produção dos Média | APM | 18.0 | 0.0 |
Ciências Empresariais | CE | 51.0 | 0.0 |
Ciências Informáticas | CInf | 6.0 | 0.0 |
Direito | Dir | 6.0 | 0.0 |
Estatística | Est | 12.0 | 0.0 |
Gestão e Administração | GstAd | 6.0 | 0.0 |
Informática na Ótica do Utilizador | Inf | 6.0 | 0.0 |
Línguas e Literaturas Estrangeiras | LLE | 6.0 | 0.0 |
Marketing e Publicidade | MktPub | 63.0 | 0.0 |
Matemática | Mat | 6.0 | 0.0 |
Total | 180.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1101-00-24 | Fundamentos de Marketing | MktPub | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1102-00-24 | Informática Aplicada ao Marketing | Inf | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1103-00-24 | Inglês Técnico e Comercial | LLE | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1104-00-24 | Introdução a Gestão | GstAd | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 9205-714-1105-00-24 | Matemática | Mat | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1201-00-24 | Comportamento do Consumidor | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1202-00-24 | Comunicação em Marketing | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1203-00-24 | Economia da Empresa | CE | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1204-00-24 | Marketing de Serviços | MktPub | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 9205-714-1205-00-24 | Contabilidade e Finanças da Empresa | CE | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2101-00-24 | Estatística Aplicada ao Marketing | Est | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2102-00-24 | Estudos de Mercado | MktPub | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2103-00-24 | Gestão de Produtos e Marcas | MktPub | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2104-00-24 | Pricing | CE | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 9205-714-2105-00-24 | Comunicação Visual e Design | APM | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2201-00-24 | Análise de Dados | Est | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2202-00-24 | Publicidade e Relações Públicas | MktPub | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2203-00-24 | Direito do Marketing | Dir | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2204-00-24 | Gestão de Vendas e Negociação | CE | 6.0 |
2 | 2 | Semestral | 9205-714-2205-00-24 | Multimédia | APM | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3101-00-24 | Distribuição e Merchandising | CE | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3102-00-24 | Gestão da Informação de Marketing | CInf | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3103-00-24 | Marketing Business-to-Business | MktPub | 6.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3104-00-24 | Marketing Digital | APM | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3105-00-24 | Marketing Estratégico | MktPub | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3201-00-24 | Estagio/Projeto | CE | 15.0 |
3 | 1 | Semestral | 9205-714-3202-00-24 | Inovação e Empreendedorismo | CE | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3203-00-24 | Marketing Internacional | MktPub | 6.0 |
3 | 2 | Semestral | 9205-714-3204-00-24 | Seminários de Marketing | MktPub | 3.0 |