Home
Suporte.IPBMapa do SiteMini-URL
 


Descrição Geral
A Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB) é uma instituição de Ensino Superior pública, criada pelo Decreto-Lei n.º 513-T/79, de 26/12, e entrou em funcionamento no ano lectivo de 1986/87. Actualmente, é regida pela Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, e pelos Estatutos do Instituto Politécnico de Bragança, publicados pelo Despacho Normativo nº. 62/2008 (D.R. n.º236, 2.ª Série, de 05 de Dezembro).

Embora com finalidades específicas ligadas à formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º e 2º e 3º ciclos), a ESEB forma ainda profissionais em áreas como as Artes, o Desporto, a Educação Social, a Educação Ambiental e as Línguas. Actualmente com mais de 1700 alunos, a ESEB confere os graus de licenciatura e de mestrado em vários domínios de especialidade e lecciona cursos de especialização tecnológica (CET) pós-secundária (Nível V).

A ESEB contribui ativamente para o reforço da qualificação profissional dos jovens e adultos da região transmontana. Além das múltiplas parcerias para a realização de estágios curriculares em instituições da região, salienta-se a lecionação anual de dois CET na Vila de Mogadouro.

Internacionalmente, mantém um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe, no âmbito do qual a ESEB assegura a lecionação de três cursos de mestrado em S. Tomé. Os protocolos com a Universidade de Salamanca e com a Universidade de Vailladolid permitem a participação de docentes daquelas Universidades em alguns cursos de mestrado da ESEB. Através de protocolos assinados entre o IPB e Universidades Chinesas, a ESEB leciona em Bragança um curso anual de Língua e Cultura Portuguesa para alunos da licenciatura de português da Universidade de Comunicações de Nanjing (CUCN) e leciona em Zhuhai cursos livres de português para alunos da Universidade Nacional de Beijin (BNUZ).

A ESEB conta com 80 docentes em tempo integral e 40 contratos a tempo parcial médio de 40% com colaboradores externos. Dos docentes a tempo integral, 38% têm o doutoramento, 50% o mestrado e 12% a licenciatura. 40% estão inscritos em doutoramento, a maioria com conclusão prevista para 2012 e 2013. A ESEB conta ainda com 25 funcionários técnico-administrativos, 50% dos quais têm formação superior.

Ao longo dos anos, a ESEB participou nos programas nacionais de requalificação dos docentes, para a aquisição do grau de licenciado pelos professores bacharéis e tem realizado diversos cursos de especialização pós-licenciatura, não conferentes de grau, tendo como destinatários os professores e outros técnicos da região. Tem sido responsável pela Profissionalização em Exercício realizada no distrito e tem participado nos programas de Formação Contínua de Professores desenvolvidos pelo Ministério da Educação: FOCO; FORGEST; MINERVA; NÓNIO; Competências Básicas em TIC para professores e alunos do 1º ciclo; Formação em TIC (1º, 2º e 3º ciclos e Secundário); Ensino da Matemática (1º e 2º ciclos); Ensino Experimental das Ciências (1º ciclo); Ensino do Português (1º ciclo).

A ESEB tem desenvolvido projectos de investigação e de divulgação científica, muitos deles enquadrados nas linhas de financiamento da FCT, mas também do Programa Ciência VIVA e do Instituto de Desporto de Portugal, entre outros.
Ao nível da ligação à comunidade, é de salientar:
- colaboração com a Universidade Aberta no apoio documental aos seus alunos e na aplicação dos respectivos exames;
- organização e direcção pedagógica do Conservatório de Música de Bragança, em protocolo com a Fundação Os Nossos Livros e em parceria com a Câmara Municipal de Bragança;
- concepção e organização do Museu da Máscara, para a Câmara Municipal de Bragança;
- representação do IPB no Conselho Municipal da Educação;
- elaboração da Carta Educativa de Bragança, por solicitação da Câmara Municipal de Bragança;
- participação no Projecto das Escolas Rurais, coordenado pelo Instituto das Comunidades Educativas;
- Acompanhamento pedagógico aos docentes de Inglês no 1º CEB, em Bragança e Vinhais, no ano de arranque do projecto (2005/06); em apoio aos Agrupamentos de Escolas e aos dois municípios;
- participação no Programa Bragança Saudável / Bragança Solidária, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, através da dinamização de algumas das suas actividades (caminhadas em espaços rurais, BTT, entre outras);
- programa de manutenção física GymnaEscola, oferecido a toda a comunidade;
- programa de ensino de línguas e tradução através do Centro de Línguas, aberto a toda a comunidade;
- participação no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, através de um dos seus docentes;
- participação no Gabinete de Saúde do IPB, na área da Psicologia Clínica, através de um dos seus docentes;
- realização de concertos musicais, actividades desportivas e exposições de trabalhos dos professores e dos alunos da Escola.

Nome e endereço
Escola Superior de Educação
Campus de Santa Apolónia
5300-253 Bragança

Tel. (+351) 273 330 600/1/2
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Autoridades Académicas
    Diretor
    Carlos Manuel Costa Teixeira

    Subdiretores
    Catarina Margarida da Silva Vasques
    Mario Anibal Goncalves Rego Cardoso

Coordenadores ECTS da Escola
Alexia Dotras Bravo (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Vitor Manuel Barrigao Goncalves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 - Fax: (+351) 273 325 405 * Suporte.IPB