A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela é uma unidade orgânica desconcentrada do Instituto Politécnico de Bragança, localizada na cidade de Mirandela, bem no centro geográfico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Escola surgiu, inicialmente, como um pólo da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança. Três anos volvidos, adotou uma estrutura autónoma, assumindo o nome de Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela. Desde então sentiu-se que, apesar da distância que as separam, a Escola deveria evoluir de forma independente, com uma identidade e competências que a distinguissem no seio do IPB. Com a reestruturação dos Estatutos do IPB, aprovados em Dezembro de 2008, a Escola adotou a designação de Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, formalizando a diferenciação ansiada, já patente na oferta formativa.

As áreas emergentes da Comunicação e Turismo, tidas como valências críticas e cruciais quer para a Escola, quer para o desenvolvimento do concelho face à sociedade atual e às diretrizes emanadas pelas orientações comunitárias, assumem-se como estratégicas, aproveitando os recursos tecnológicos existentes, a concentração de serviços, o dinamismo das repartições e empresas que aproveitam os recursos que a escola forma, a par dos recursos patrimoniais e culturais da região.

Em 2008 centrando a EsACT-IPB em torno das competências da Comunicação, Administração e Turismo, dotou-se a escola de identidade própria evoluindo-se para a oferta formativa atual, que compreende os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Informática, em Promoção Turística e Cultural, em Comunicação Digital, em Serviços Jurídicos, em Restauração e Inovação Alimentar, em Administração e Negócios e em Gestão de Vendas e Marketing. As licenciaturas disponíveis, num total de oito, são em áreas novas e atrativas, como Gestão e Administração Pública, Informática e Comunicações, Marketing, Multimédia, Solicitadoria, Tecnologias da Comunicação, Turismo e Design de Jogos Digitais. Concretizando um anseio antigo, iniciaram-se em 2015 as formações de segundo ciclo, com os mestrados em Marketing Turístico e Administração Autárquica.

Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo
Instituto Politécnico de Bragança
Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128.
5370-202 Mirandela

Tel: +351 278201340/300029900