Descrição Geral
A Escola Superior de Saúde detentora de um património técnico-científico pedagógico e cultural relevante, herdada da extinta escola superior de enfermagem, que lhe deu origem, tem hoje a sua responsabilidade acrescida consequente do alargamento do âmbito de formação, nas áreas das tecnologias da saúde.O percurso institucional, durante anos, consubstanciou-se na formação de enfermeiros, através do curso geral, bacharelato, licenciatura, ano complementar de formação e complemento de formação em enfermagem.
O Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 de Março integra a Escola no Instituto Politécnico de Bragança e mais tarde a Portaria n.º 475/03 de 11 de Junho, reconverte-a em Escola Superior de Saúde, ministrando actualmente os seguintes cursos: Enfermagem; Análises Clínicas e de Saúde Pública, Farmácia, Dietética, Gerontologia , CET em Técnico de Laboratório, Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, Pós-Graduação em Cuidados Continuados, Pós-Graduação em Emergências, Mestrado em Exercício e Saúde (em pareceria), Mestrado em Gestão (em pareceria).
A formação dos docentes a um nível compatível com as exigências docência de nível superior, foi desde sempre uma aposta do IPB e uma prioridade da Escola, vertida na elevada qualificação do corpo docente. Dos 32 docentes da ESSa em exclusividade, 9 têm o grau de Doutor, 13 encontram-se a preparar provas de doutoramento, 15 tem o grau de mestre e seis encontram-se em Mestrado.
Integra, ainda, um conjunto de docentes convidados em regime de tempo parcial para leccionar disciplinas ou grupos programáticos de disciplinas, em áreas de formação com marcada vertente profissionalizante, visando um leque mais diversificado de conhecimentos e experiências.
Para fazer face às necessidades formativas nas diversas áreas científicas, mais especificamente, nas áreas das ciências básicas e da vida e das ciências sociais e do comportamento, conta esta Escola com docentes afectos às demais unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Bragança.
Também, ao abrigo de protocolo, docentes da Escola Superior das Tecnologias da Saúde de Lisboa e da Universidade da Extremadura, colaboram no planeamento e formação, nas áreas das Tecnologias da Saúde e da Gerontologia. Docentes da Escola integram, como investigadores convidados, centros de investigação de instituições Universitárias, onde desenvolvem ou desenvolveram as suas investigações.
A Escola Superior dispõe de um edifício próprio, classificado como património histórico, cuja localização se situa entre o Centro de Saúde, uma Unidade Hospitalar do Centro Hospitalar do Nordeste e a escassas centenas de metros do campus do IPB.
Constituído por dois pisos e uma cave, possui 20 salas de aula com capacidade de cerca de 45 lugares cada, estando todas as salas equipadas com retroprojector e sistemas de projecção multimédia com ecrãs comandáveis. Possui ainda uma sala de modelos anatómicos para a disciplina de anatomia, um laboratório de prática simuladas afecto ao departamento de Enfermagem e Gerontologia e um auditório técnico com capacidade para 70 lugares sentados. Com estes espaços pretende-se simular o ambiente real de uma unidade de cuidados de saúde. A sala de procedimentos simulados está equipada com uma larga variedade de artigos e material médico-cirúrgico devidamente acondicionados para a prática de procedimentos técnicos, 4 camas hospitalares e 6 modelos para a simulação de cuidados gerais. Neste espaço funciona ainda um centro de simulação de emergências, equipado com manequins de suporte básico e avançado de vida (adulto e pediátrico) e um simulador de parto. Encontra-se em adequação um espaço para a criação de um segundo laboratório de práticas simuladas designado de sala de trauma e reabilitação.
Na cave foi montado um laboratório para dar resposta às aulas práticas dos cursos com uma componente laboratorial mais marcada, sendo também utilizado por docentes e alunos para desenvolverem projectos de investigação.
Os campos de estágio e ensino clínico são garantidos por protocolos e acordos que a direcção da escola assume com várias instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, lares de idosos) da zona norte do país e, recentemente, com instituições de saúde da vizinha e transfronteiriça cidade de Zamora.
Para além destes protocolos de cooperação nacionais e internacionais, a Escola tem também apostado na mobilidade internacional de alunos e professores através do programa Erasmus. Neste âmbito tem enviado alunos para países como França e Espanha, apesar de possuir acordos bilaterais com outros países como a Lituânia, Holanda, Itália, Polónia, Hungria. Ainda neste âmbito tem recebido alunos provenientes principalmente da Polónia e de Espanha.
Na Escola Superior de Saúde de Bragança a gestão da ocupação das salas é feita através de um programa informático de elaboração de horários (GAL: Gestão de Actividades Lectivas).
Quanto aos recursos informáticos todas as salas, gabinetes, biblioteca e restantes serviços possuem ligação em rede de Intranet e Internet. Encontram-se em funcionamento duas salas de informática para alunos. Todos os computadores estão conectados a uma impressora central. O espaço escolar é coberto por uma rede sem fios no âmbito do programa e-U. Desde 2005, está disponível na escola, o sistema de gestão de conteúdos (E-learning em https://virtual.ipb.pt/portal), com larga utilização pela maioria dos docentes, como auxilio na gestão dos conteúdos das unidades curriculares pois permite o acesso restrito de alunos e docentes a objectivos programáticos, bibliografia, fichas de disciplina e notas de trabalhos, seminários ou testes, entre outros conteúdos.
A biblioteca com cerca de 10.000 registos de livros e publicações periódicas, cujo horário de funcionamento vai das 9 às 20.00 h é outro dos serviços de apoio que tem vindo a ser reforçado. Está dotada de uma sala de leitura e de estudo, com acesso à Internet, sistema de impressão e fotocopiadora com cartão individualizado.
Nome e endereço
Escola Superior de SaúdeAv. D. Afonso V
Telefone: 273 330 950; Fax: 273 327 915; email: http://www.essa.ipb.pt
5300-121 Bragança
Portugal
Autoridades Académicas
- Diretor
Adilia Maria Pires Fernandes
Subdiretores
Andre Filipe Morais Pinto Novo
Olivia Rodrigues Pereira
Coordenadores ECTS da Escola
Josiana Adelaide Vaz ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |