Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
 


Descrição Geral
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPB integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET), cujos objectivos incluem a transferência de competências profissionais e a integração da investigação aplicada na sua missão educativa a nível profissional e tecnológico.
Fundado em 1983, o IPB é constituído por cinco escolas; quatro no Campus de Bragança e uma em Mirandela:
Escola Superior Agrária de Bragança (ESA);
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT);
Escola Superior de Educação de Bragança (ESE);
Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa);
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG).
A sua actividade abrange uma vasta área do saber e da tecnologia, nomeadamente, as artes, comunicação e multimédia, o turismo, desporto e lazer, a educação e a formação de professores, a saúde e protecção social, as ciências empresariais e o direito, as ciências agrárias e recursos naturais e as tecnologias.
Enquadrado com a reforma do ensino superior português em curso, constituem objetivos atuais do IPB a sua contribuição para o aumento da frequência do ensino superior, a aposta na aprendizagem ao longo da vida, a melhoria da qualidade e da relevância das suas formações, o fomento da mobilidade dos seus estudantes e diplomados e a internacionalização das suas formações.
O IPB consolidou a sua dimensão em cerca de 7000 estudantes e concretizou a adequação ao Processo de Bolonha através da oferta de cerca de uma centena de formações de cursos de especialização tecnológica, licenciaturas e mestrados.
Atualmente, mais de metade do corpo docente do IPB possui doutoramento. O IPB é parte integrante do sistema nacional de ciência e tecnologia, através da existência de unidades e polos de I&D no IPB. Em várias áreas, o IPB apresenta indicadores de impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada: de acordo com o ranking ibero-americano 2012, elaborado pelo SCImago Research Group, o IPB é a instituição de ensino superior portuguesa com o maior impacto normalizado e a melhor taxa de excelência.
A internacionalização do IPB constitui uma das suas atuais apostas estratégicas, conscientes que esta será um fator de diferenciação positiva entre instituições de ensino superior. A última década confirmou o IPB como uma das instituições que mais promoveu a mobilidade académica em Portugal: mais de 4000 estudantes em mobilidade e mais de 1000 professores e colaboradores visitantes transformaram a imagem desta instituição. Os resultados obtidos colocaram a instituição num patamar de destaque a nível nacional e internacional. Atualmente, o IPB integra o Top 100 das instituições de ensino superior com maior receção de professores e o Top 500 das instituições com maior receção e envio de estudantes em mobilidade Erasmus.
A experiência adquirida no projeto de mobilidade europeu catalisou a cooperação extracomunitária, com especial destaque nos países e regiões de expressão de língua portuguesa. O IPB estabeleceu uma rede académica com Institutos e Universidades Federais de Ensino Superior do Brasil, bem como com o Instituto Politécnico de Macau, representando uma mobilidade anual de perto de uma centena de estudantes e a cooperação ao nível da docência e da investigação. A presença de uma comunidade de estudantes de países africanos de expressão portuguesa é também uma realidade na instituição, fruto do envolvimento do Instituto na criação e desenvolvimento do ensino superior em Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe e que contribuirá de forma decisiva para a qualificação dos seus recursos humanos e académicos. A cooperação com Macau permitiu o estabelecimento de protocolos com universidades chinesas, envolvendo o ensino das línguas portuguesa e chinesa e a criação do Centro de Língua e Cultura Chinesas em Bragança. O IPB destaca-se igualmente pela oferta de cursos de língua e cultura portuguesas para estudantes estrangeiros.
O IPB é hoje em dia uma instituição multicultural, onde 10% dos seus estudantes possuem nacionalidade não portuguesa. O IPB oferece a todos os seus alunos, nacionais e internacionais, uma oportunidade única de estudar numa instituição criativa e inovadora e de desfrutar de um ambiente académico, cultural e de enquadramento paisagístico verdadeiramente único.

Nome e endereço
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 Bragança
PORTUGAL

Telefone: (+351) 273 303 200
Fax: (+351) 273 325 405
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Página Web: www.ipb.pt

Autoridades Académicas
    Presidente
    Joao Alberto Sobrinho Teixeira

    Vice-Presidentes
    Luis Manuel Santos Pais
    Orlando Isidoro Afonso Rodrigues

    Pró-Presidentes
    Albano Agostinho Gomes Alves
    Anabela Rodrigues Lourenco Martins
    Dina da Conceicao Jeronimo Rodrigues Macias
    Jose Adriano Gomes Pires

    Provedor do Estudante
    Maria Augusta Pereira Mata

    Administrador
    ELisabete Vicente Viegas Morgadinho Madeira Camelo

    Administrador dos Serviços de Ação Social
    ELisabete Vicente Viegas Morgadinho Madeira Camelo

Coordenador ECTS
Luis Manuel Santos Pais

Calendário académico
Ano letivo de 2016/2017:
1º Semestre: de 19/09/2016 a 18/02/2017
2º Semestre: de 20/02/2017 a 15/07/2017
Pausas letivas: de 19/12/2016 a 02/01/2017 (Natal) e de 10/04 a 17/04/2017 (Páscoa)

Ano letivo de 2017/2018:
1º Semestre: de 18/09/2017 a 17/02/2018
2º Semestre: de 19/02/2018 a 14/07/2018
Pausas letivas: de 18/12/2017 a 02/01/2018 (Natal) e de 26/03 a 02/04/2018 (Páscoa)

Cada semestre letivo corresponde a 30 créditos do ECTS, tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação.

Requisitos de acesso
As condições gerais de acesso ao ensino superior constam da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).
A oferta formativa do IPB compreende cursos de especialização tecnológica (CETs), licenciaturas (1º ciclo) e mestrados (2º ciclo). O acesso aos CETs e ciclos de estudos de mestrado é efectuado através de candidatura na Instituição. O acesso aos ciclos de estudos de licenciatura pode ser efectuado através de Concurso Nacional de Acesso, organizado pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES, www.dges.mctes.pt). Estão também disponíveis formas alternativas de acesso aos ciclos de estudos de licenciatura que compreendem os concursos especiais (para titulares de diploma de especialização tecnológica, maiores de 23 anos e titulares de cursos superiores e médios), os regimes especiais e os regimes de mudança de curso, transferência e reingresso. Todas estas formas alternativas de acesso são formalizadas através de candidatura na Instituição.
Para informação sobre os concursos de acesso aos cursos do IPB (oferta formativa, requisitos de acesso, candidatura, regras de seriação, creditação da aprendizagem prévia, calendário e regulamentos académicos), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula. Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Inscrições e matrículas
A matrícula e inscrição nos cursos ministrados no IPB são efectuadas anualmente, via internet ou aos balcões dos Serviços Académicos da Instituição, de acordo com os regulamentos e calendários em vigor. Para mais informações, consulte a página Web dos Serviços Académicos do IPB em www.ipb.pt/sa.
A matrícula e inscrição dos estudantes estrangeiros que ingressam num curso do IPB são efetuadas através do Gabinete de Relações Internacionais (Joana Aguiar, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
A matrícula e inscrição dos estudantes estrangeiros em mobilidade no IPB (programas Erasmus ou outros resultantes de protocolos de mobilidade estabelecidos com instituições de ensino superior estrangeiras) são efectuadas no Gabinete de Relações Internacionais do IPB. Para mais informações, consulte a página Web www.ipb.pt/gri e contacte o Gabinete de Relações Internacionais (Natália Santos; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Atribuição de créditos do ECTS
O Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS, European Credit Transfer and Accumulation System) consiste na adoção de um conjunto de instrumentos destinados a criar transparência e a estabelecer as condições necessárias para a aproximação entre os estabelecimentos de ensino superior e a ampliar a gama de opções propostas aos estudantes. A sua aplicação pelos estabelecimentos de ensino superior facilita a comparabilidade, a mobilidade e o reconhecimento dos resultados académicos dos estudantes.
O Instituto Politécnico de Bragança utiliza o ECTS e os princípios de Bolonha em toda a sua oferta formativa e na implementação da mobilidade de estudantes com outras instituições de ensino superior do espaço europeu e extra-comunitárias. Consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB” para informação sobre o sistema de créditos curriculares, o sistema de classificação e qualificação, a documentação utilizada na mobilidade durante a formação e o suplemento ao diploma.

Orientação académica
O IPB possui um Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante (GIAPE) que fornece informação e orientação na oferta formativa da instituição. Os interessados deverão contactar o gabinete via e-mail, através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Orientação académica específica pode igualmente ser obtida junto da Direcção de cada Escola e dos Directores dos Cursos do IPB. Os interessados deverão efetuar contacto via e-mail (ver contactos nas opções “Escolas” e “Cursos” deste Guia).
Para o esclarecimento de dúvidas referentes aos processos de candidatura, consulte o Portal do Candidato em www.ipb.pt/portaldocandidato e contacte os Serviços Académicos do IPB (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Para o esclarecimento de dúvidas referentes à acção social, contacte os Serviços de Acção Social do IPB (www.sas.ipb.pt; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Os estudantes estrangeiros interessados em ingressar num curso do IPB deverão consultar o portal para candidatos estrangeiros (www.ipb.pt/admission) e contactar o Gabinete de Relações Internacionais (Joana Aguiar, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Os estudantes internacionais e as Instituições de Ensino Superior estrangeiras interessadas em processos de mobilidade deverão consultar a página Web www.ipb.pt/gri e contactar o Gabinete de Relações Internacionais (Natália Santos; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

CookiesAccept

O IPB usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem confirma que aceita a nossa política de cookies.

Compreendo e concordo.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt