Descrição Geral
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG), criada em 1990, desenvolve a sua missão de formação e de investigação/desenvolvimento nas áreas da engenharia e das ciências empresariais.

Para a prossecução dos seus objetivos, a ESTiG dispõe de instalações no Campus de Santa Apolónia; com uma área global de 14000m2, o edifício da ESTiG comporta 112 gabinetes de docentes, 1 auditório, 2 anfiteatros, 25 salas de aula, 5 salas de informática, 1 biblioteca e 20 laboratórios, que ocupam uma área global superior a 3000m2, para além de zonas de convívio e de apoio técnico/administrativo.

Com 97 docentes em tempo integral (dos quais 85 são doutorados), 86 docentes em tempo parcial (colaboradores externos que mantêm uma atividade profissional fora da Escola) e 31 funcionários técnicos/administrativos (dos quais 17 detêm formação superior), a ESTiG tem vindo a assumir-se como uma das maiores Escolas de Tecnologia e Gestão do País.

No ano letivo 2019/2020, a ESTiG conta com cerca de 2977 alunos, provenientes de todo o país, da Europa, de África, da América Latina e da Ásia distribuídos por:
- 11 cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP): Análises Químicas e Biológicas; Qualidade e Tratamento de Águas e Efluentes; Automação, Robótica e Eletrónica Industrial; Contabilidade; Desenvolvimento de Software; Cibersegurança; Energias Renováveis e Infraestruturas Elétricas e de Telecomunicações; Gestão de Operações e Logística; Construção Civil; Prospeção Mineral e Geotécnica; Tecnologia Mecânica e Veículos.
- 12 licenciaturas (1.º ciclo Bolonha): Contabilidade; Engenharia/Tecnologia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Gestão; Gestão de Negócios Internacionais; Informática de Gestão; Tecnologia e Gestão Industrial.
- 10 mestrados (2.º ciclo Bolonha): Contabilidade e Finanças; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Engenharia da Construção; Engenharia Industrial; Engenharia Química; Gestão das Organizações; Informática; Tecnologia Biomédica; Empreendedorismo e Inovação e Inovação de Produtos e Processos.

A qualidade do ensino ministrado tem determinado uma crescente afirmação junto das entidades empregadoras, que se traduz no sucesso profissional dos mais de 7597 diplomados que a ESTiG já colocou no mundo do trabalho desde 1994.

Como resultado da aposta na formação avançada do seu corpo docente (atualmente 85% dos docentes são doutorados), a ESTiG tem, paralelamente com as suas atividades de ensino, intensificado a sua atividade científica e de desenvolvimento de alto nível; a maior parte dos seus docentes doutorados estão integrados em centros de investigação da FCT, existindo na Escola um novo Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligante (CeDRI- http://cedri.ipb.pt/) e um Laboratório do Centro de iInvestigação da Montanha (CIMO - https://cimo.ipb.pt/) A ESTiG encontra-se hoje envolvida em inúmeros projetos de investigação, em parcerias nacionais e internacionais, prestando ainda serviços de alto nível a entidades públicas e privadas, no âmbito de diversos protocolos de colaboração.

Nome e endereço
Escola Superior de Tecnologia e Gestão