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Educação Especial e Inclusiva


Diploma conferido
Mestrado em Educação Especial e Inclusiva.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal em ciências da educação, educação, ensino, psicologia, educação especial,
educação social, serviço social, terapia da fala, terapia ocupacional, animação socioeducativa, sociologia e áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo
com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado
pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos


Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
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Perfil do programa de estudos
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Principais resultados da aprendizagem
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
O mestrado em Educação Especial e Inclusiva insere-se na área de formação de Educação e Formação de Professores, estando os seus diplomados especializados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
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Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.

Regime de estudos
Tempo Inteiro

Diretor de Curso
Paula Marisa Fortunato Vaz (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
ArtesAR0.06.0
Ciências da EducaçãoCE54.00.0
DesportoDESP0.06.0
PsicologiaPSIC48.00.0
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoTIC6.00.0
Total 
108.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5073-800-1101-00-23 
Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem EspecíficasPSIC6.0
11 Semestral 
 5073-800-1102-00-23 
Avaliação e Intervenção em Perturbações do NeurodesenvolvimentoPSIC6.0
11 Semestral 
 5073-800-1103-00-23 
Fundamentos da Educação Especial e InclusivaCE6.0
11 Semestral 
 5073-800-1104-00-23 
Investigação em EducaçãoCE6.0
11 Semestral 
 5073-800-1105-01-23 
Opção I-Exercício e Desporto Adaptado para Populações Especiais---
6.0
11 Semestral 
 5073-800-1105-03-23 
Opção I-Relação Escola-Família---
6.0
11 Semestral 
 5073-800-1105-02-22 
Opção I-Organizações Eticamente Responsáveis e Inclusivas---
6.0
12 Semestral 
 5073-800-1201-00-23 
Currículo, Diferenciação Pedagógica e Transição para a Vida AtivaCE6.0
12 Semestral 
 5073-800-1202-00-23 
Desvantagem Educacional e Sucesso EducativoCE6.0
12 Semestral 
 5073-800-1203-01-23 
Opção II-Arte em Contexto de Educação Especial e Inclusiva---
6.0
12 Semestral 
 5073-800-1203-02-23 
Opção II-Pedagogia, Correntes e Modelos Educacionais Inclusivos---
6.0
12 Semestral 
 5073-800-1203-03-23 
Opção II-Prevenção e Intervenção Precoce---
6.0
12 Semestral 
 5073-800-1203-04-23 
Opção II-Projeto de Intervenção em Contexto---
6.0
12 Semestral 
 5073-800-1204-00-23 
Perturbações da ComunicaçãoPSIC6.0
12 Semestral 
 5073-800-1205-00-23 
Recursos e Tecnologias Digitais na Educação Especial e InclusivaTIC6.0
2-
 Anual 
 5073-800-2001-00-23 
Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de EstágioCE/
PSIC
45.0
2-
 Anual 
 5073-800-2002-00-23 
Seminário de Apoio à Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de EstágioCE/
PSIC
15.0

Acreditação/Registo
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