Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
 

Marketing


Diploma conferido
Licenciatura em Marketing. Título de Licenciado.

Nível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 Horas totais por semana. 810 Horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 15 créditos.
Os sólidos conhecimentos dos diplomados em Marketing pela EsACT permitem-lhes ingressar no mercado de trabalho em atividades como: Direção Comercial; Gestão de Marketing; Gestão de Produto (Product Manager); Gestão de Marcas (Brand Manager); Técnico de Marketing; Gestão da Distribuição; Market Research; Comunicação Marketing; Representante Comercial; Marketing Directo; Publicidade; Promoções; Gestão de Merchandising; Gestão de CRM (Customer Relationship Management);
Gestão de Comércio Eletrónico; Formação; Consultoria de Marketing; Assessoria e Docência e investigação na área de Marketing.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação. Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação.

Principais resultados da aprendizagem
O curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de acção. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Direito, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
---


Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro., Tempo Inteiro

Diretor de Curso
Ricardo Jorge Vieira Correia (
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
AudioVisuaisAV6.00.0
ComunicaçãoCom.6.00.0
DireitoDir6.00.0
Gestão e Ciências EmpresariaisGCE120.00.0
InformáticaInf.18.00.0
Línguas EstrangeirasLing.6.00.0
MatemáticaMat.18.00.0
Total 
180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 9205-608-1101-00-18 
Fundamentos de MarketingGCE6.0
11 Semestral 
 9205-608-1102-00-18 
Informática Aplicada ao MarketingInf.6.0
11 Semestral 
 9205-608-1103-00-18 
Ingles Técnico e ComercialLing.6.0
11 Semestral 
 9205-608-1104-00-18 
Introdução a GestãoGCE6.0
11 Semestral 
 9205-608-1105-00-18 
MatemáticaMat.6.0
12 Semestral 
 9205-608-1201-00-17 
Comportamento do ConsumidorGCE6.0
12 Semestral 
 9205-608-1202-00-17 
Comunicação em MarketingGCE6.0
12 Semestral 
 9205-608-1203-00-17 
EconomiaGCE6.0
12 Semestral 
 9205-608-1204-00-17 
Marketing de ServiçosGCE6.0
12 Semestral 
 9205-608-1205-00-17 
Noçoes Gerais de ContabilidadeGCE6.0
21 Semestral 
 9205-608-2101-00-18 
Estatística Aplicada ao MarketingMat.6.0
21 Semestral 
 9205-608-2102-00-18 
Estudos de MercadoGCE6.0
21 Semestral 
 9205-608-2103-00-18 
Gestao de Produtos e MarcasGCE6.0
21 Semestral 
 9205-608-2104-00-18 
PricingGCE6.0
21 Semestral 
 9205-608-2105-00-18 
Publicidade e Relações PúblicasGCE6.0
22 Semestral 
 9205-608-2201-00-17 
Analise de DadosMat.6.0
22 Semestral 
 9205-608-2202-00-17 
Comunicação Visual e DesignCom.6.0
22 Semestral 
 9205-608-2203-00-17 
Direito do MarketingDir6.0
22 Semestral 
 9205-608-2204-00-17 
Gestao de Vendas e NegociaçãoGCE6.0
22 Semestral 
 9205-608-2205-00-17 
MultimediaAV6.0
31 Semestral 
 9205-608-3101-00-18 
Distribuiçao e MerchandisingGCE6.0
31 Semestral 
 9205-608-3102-00-18 
Gestao da Informaçao de MarketingInf.6.0
31 Semestral 
 9205-608-3103-00-18 
Marketing Business-to-BusinessGCE6.0
31 Semestral 
 9205-608-3104-00-18 
Marketing DigitalInf.6.0
32 Semestral 
 9205-608-3105-00-17 
Marketing EstrategicoGCE6.0
32 Semestral 
 9205-608-3201-00-18 
Estagio/ProjetoGCE15.0
31 Semestral 
 9205-608-3202-00-18 
Inovaçao e EmpreendedorismoGCE6.0
32 Semestral 
 9205-608-3203-00-17 
Marketing InternacionalGCE6.0
32 Semestral 
 9205-608-3204-00-17 
Seminarios de MarketingGCE3.0


Documentos adicionais

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt