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Comunicação Digital


Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital

Nível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.
O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Perfil do programa de estudos
Gerir a comunicação da organização, planear e implementar planos de comunicação, monitorizar e avaliar as ações do plano, assim como produzir conteúdos para diferentes plataformas digitais, sustentando a sua atuação nas potencialidades do ambiente digital, salvaguardando a ética e a legalidade. Artes, Comunicação e Multimédia.

Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Comunicação Digital é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Conceber planos de comunicação adequados a diferentes contextos de modo a potenciar a presença digital.
- Implementar as ações projetadas no plano de comunicação em ambiente digital, considerando os aspetos legais e éticos.
- Gerir a informação de suporte à comunicação no que concerne à procura, seleção, organização, análise, partilha e publicação.
- Planear e produzir conteúdos de comunicação considerando os objetivos da organização, os objetivos do público-alvo, e as características dos meios de comunicação.
- Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificar ações com melhores resultados e implementar medidas corretivas.
- Desenvolver estratégias que promovam a dinamização dos relacionamentos entre a organização e os públicos de interesse.

Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.estig.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Arlindo Costa dos Santos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisual e Produção dos MediaAud.P.M.66.00.0
Ciências InformáticasC.Inf.6.00.0
DireitoDir.6.00.0
EstatísticaEst.6.00.0
InformáticaInf.6.00.0
Língua EstrangeiraLing.E.6.00.0
Língua MaternaLing.M.6.00.0
Marketing e PublicidadeMP18.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
12 Semestral 
 4079-590-1001-00-18 
Comunicação OrganizacionalMP6.0
11 Semestral 
 4079-590-1002-00-18 
Comunicação VisualAud.P.M.6.0
12 Semestral 
 4079-590-1003-00-18 
Design de InteraçãoAud.P.M.6.0
11 Semestral 
 4079-590-1004-00-18 
Ferramentas InformáticasInf.6.0
11 Semestral 
 4079-590-1005-00-18 
Fundamentos de MarketingMP6.0
11 Semestral 
 4079-590-1006-00-18 
Inglês TécnicoLing.E.6.0
12 Semestral 
 4079-590-1007-00-18 
Laboratório Audiovisual IAud.P.M.6.0
12 Semestral 
 4079-590-1008-00-18 
Redação WebAud.P.M.6.0
11 Semestral 
 4079-590-1009-00-18 
Técnicas de Expressão e ComunicaçãoLing.M.6.0
12 Semestral 
 4079-590-1010-00-18 
Tecnologias WebAud.P.M.6.0
21 Semestral 
 4079-590-2001-00-18 
Análise de DadosEst.6.0
21 Semestral 
 4079-590-2002-00-18 
Direito da ComunicaçãoDir.6.0
22 Semestral 
 4079-590-2003-00-18 
EstágioAud.P.M.30.0
21 Semestral 
 4079-590-2004-00-18 
Gestão da InformaçãoC.Inf.6.0
21 Semestral 
 4079-590-2005-00-18 
Laboratório Audiovisual IIAud.P.M.6.0
21 Semestral 
 4079-590-2006-00-18 
Marketing DigitalMP6.0


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