Design de Jogos Digitais e Gamificação
Diploma conferido
CTeSP em Design de Jogos Digitais e GamificaçãoNível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Perfil do programa de estudos
Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares. Design de Jogos;Artes;
Ciências da Comunicação;
Informática;
Línguas.
Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Administração e Negócios é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais e Gamificção prepara os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:1. Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado;
2. Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados;
3. Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados;
4. Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto;
5. Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D);
6. Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações;
7. Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados;
8. Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas;
9. Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa;
10. Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos.
Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.Requisitos de graduação
---Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.estig.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
---Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Artes | A | 27.0 | 0.0 |
Ciências da Comunicação / Artes | CCm | 4.0 | 0.0 |
Design de Jogos | DJ | 19.0 | 0.0 |
Design de Jogos/Informática/Artes | DJ / I / A | 48.0 | 0.0 |
Informática | I | 18.0 | 0.0 |
Linguas | L | 4.0 | 0.0 |
Total | 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1101-00-24 | Comunicação Visual e Semiótica para Jogos | CCm | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1102-00-24 | Inglês Técnico para Jogos | L | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1103-00-24 | Introdução à programação | I | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1104-00-24 | Laboratório de Jogos 1 | DJ / I / A | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1105-00-24 | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 1 | DJ | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 4102-816-1106-00-24 | Vídeo, pós-produção e gráficos animados | A | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1201-00-24 | Assets 2D | A | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1202-00-24 | Design da Experiência do Utilizador (UxD) | DJ | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1203-00-24 | Design de Interfaces para Jogos (UI) | A | 3.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1204-00-24 | Laboratório de Jogos 2 | DJ / I / A | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1205-00-24 | Motores e Plataformas de Desenvolvimento 1 | I | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 4102-816-1206-00-24 | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 2 | DJ | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2101-00-24 | 3D Low Poly para RE | A | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2102-00-24 | Áudio imersivo para RE | A | 3.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2103-00-24 | Laboratório de Jogos 3 | DJ / I / A | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2104-00-24 | Motores e Plataformas de Desenvolvimento 2 | I | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2105-00-24 | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 3 | DJ | 6.0 |
2 | 1 | Semestral | 4102-816-2106-00-24 | Vídeo 360º | A | 3.0 |
2 | 2 | Semestral | 4102-816-2201-00-24 | Estágio | DJ / I / A | 30.0 |