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Desde a sua génese que o desenvolvimento do sistema de ensino superior tem como um dos seus pilares a garantia da qualidade das atividades desenvolvidas. Neste espírito, e já desde 2009, o IPB assumiu formalmente o seu compromisso com a qualidade através da divulgação da Política da Qualidade institucional, da criação e disponibilização do Manual da Qualidade e da implementação e operacionalização do Sistema de Garantia e Gestão da Qualidade (SGGQ).

Política da Qualidade

A política da qualidade do IPB tem como base a partilha da missão, visão e valores, tais como definidos nos Estatutos, e o compromisso com as linhas orientadoras definidas no plano estratégico, objetivando a garantia da qualidade e melhoria contínua de todas as atividades desenvolvidas bem como a promoção de boas práticas.

A política institucional para a qualidade sedimenta-se nas seguintes determinações:

Assumir a qualidade e a garantia da qualidade como motor de funcionamento e desenvolvimento da instituição;

  • Garantir a qualidade do ensino/aprendizagem, da investigação, da internacionalização, da interação com a sociedade e da defesa da identidade, de acordo com os preceitos legais, as normas internas e os padrões de exigência externa, nacionais e internacionais, aplicáveis;
  • Definir processos e procedimentos que permitam a monitorização e avaliação sistemática e rotinada das atividades desenvolvidas e que apontem o grau de responsabilização dos intervenientes;
  • Criação de uma estrutura responsável pela garantia e gestão da qualidade, de nível institucional para garantir a coesão, coerência, harmonia e comparabilidade;
  • Assegurar formas de envolvimento e participação ativa de toda a comunidade académica e demais partes interessadas em processos de análise, reflexão e debate do desempenho alcançado;
  • Auscultar necessidades e expetativas de todas as partes interessadas e recolher contributos conducentes à melhoria e/ou garantia da qualidade;
  • Organizar um sistema de garantia e gestão da qualidade interno, que siga uma abordagem integrada e holística, aplicando os referenciais para a garantia da qualidade nacionais e europeus, e que seja, igualmente, representativo da cultura institucional de transparência e prestação de contas;
  • Implementar um sistema de garantia e gestão da qualidade adequado, simples, desburocratizado e eficaz;
  • Promover um modelo de organização, funcionamento, gestão e governo da instituição centrado na eficiência, na qualidade, na transparência e na responsabilidade;
  • Garantir a divulgação, junto da comunidade IPB, de informação sobre a implementação, acompanhamento e revisão da política institucional para a qualidade e da sua aplicação prática.

Manual da Qualidade

O Manual da Qualidade é o documento formal que define a política institucional para a qualidade e a forma como ela se efetiva e materializa através do Sistema de Garantia e Gestão da Qualidade. É um documento estruturante, construído com a participação de todos os stakeholders internos (Unidades Orgânicas, Unidades de Investigação, Serviços de Ação Social e os Serviços Centrais) e tem o estatuto de instrumento de gestão partilhado e reconhecido.

 

Sistema de Garantia e Gestão da Qualidade

O Sistema de Garantia e Gestão da Qualidade é um grupo de processos que interagem e se complementam e foi desenvolvido aplicando a abordagem do ciclo de melhoria contínua. Define o conjunto de atividades interrelacionadas, identifica os recursos necessários à sua realização e estabelece as métricas para avaliar e monitorizar o seu desempenho e o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

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