Suporte.IPB Mapa do Site Mini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa

Escola Superior de Educação de Bragança

Descrição Geral
A Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB) é uma instituição de Ensino Superior pública, criada pelo Decreto-Lei n.º 513-T/79, de 26/12, e entrou em funcionamento no ano lectivo de 1986/87. Actualmente, é regida pela Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, e pelos Estatutos do Instituto Politécnico de Bragança, publicados pelo Despacho Normativo nº. 62/2008 (D.R. n.º236, 2.ª Série, de 05 de Dezembro).

Embora com finalidades específicas ligadas à formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º e 2º e 3º ciclos), a ESEB forma ainda profissionais em áreas como as Artes, o Desporto, a Educação Social, a Educação Ambiental e as Línguas. Actualmente com mais de 1700 alunos, a ESEB confere os graus de licenciatura e de mestrado em vários domínios de especialidade e lecciona cursos de especialização tecnológica (CET) pós-secundária (Nível V).

A ESEB contribui ativamente para o reforço da qualificação profissional dos jovens e adultos da região transmontana. Além das múltiplas parcerias para a realização de estágios curriculares em instituições da região, salienta-se a lecionação anual de dois CET na Vila de Mogadouro.

Internacionalmente, mantém um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe, no âmbito do qual a ESEB assegura a lecionação de três cursos de mestrado em S. Tomé. Os protocolos com a Universidade de Salamanca e com a Universidade de Vailladolid permitem a participação de docentes daquelas Universidades em alguns cursos de mestrado da ESEB. Através de protocolos assinados entre o IPB e Universidades Chinesas, a ESEB leciona em Bragança um curso anual de Língua e Cultura Portuguesa para alunos da licenciatura de português da Universidade de Comunicações de Nanjing (CUCN) e leciona em Zhuhai cursos livres de português para alunos da Universidade Nacional de Beijin (BNUZ).

A ESEB conta com 80 docentes em tempo integral e 40 contratos a tempo parcial médio de 40% com colaboradores externos. Dos docentes a tempo integral, 38% têm o doutoramento, 50% o mestrado e 12% a licenciatura. 40% estão inscritos em doutoramento, a maioria com conclusão prevista para 2012 e 2013. A ESEB conta ainda com 25 funcionários técnico-administrativos, 50% dos quais têm formação superior.

Ao longo dos anos, a ESEB participou nos programas nacionais de requalificação dos docentes, para a aquisição do grau de licenciado pelos professores bacharéis e tem realizado diversos cursos de especialização pós-licenciatura, não conferentes de grau, tendo como destinatários os professores e outros técnicos da região. Tem sido responsável pela Profissionalização em Exercício realizada no distrito e tem participado nos programas de Formação Contínua de Professores desenvolvidos pelo Ministério da Educação: FOCO; FORGEST; MINERVA; NÓNIO; Competências Básicas em TIC para professores e alunos do 1º ciclo; Formação em TIC (1º, 2º e 3º ciclos e Secundário); Ensino da Matemática (1º e 2º ciclos); Ensino Experimental das Ciências (1º ciclo); Ensino do Português (1º ciclo).

A ESEB tem desenvolvido projectos de investigação e de divulgação científica, muitos deles enquadrados nas linhas de financiamento da FCT, mas também do Programa Ciência VIVA e do Instituto de Desporto de Portugal, entre outros.
Ao nível da ligação à comunidade, é de salientar:
- colaboração com a Universidade Aberta no apoio documental aos seus alunos e na aplicação dos respectivos exames;
- organização e direcção pedagógica do Conservatório de Música de Bragança, em protocolo com a Fundação Os Nossos Livros e em parceria com a Câmara Municipal de Bragança;
- concepção e organização do Museu da Máscara, para a Câmara Municipal de Bragança;
- representação do IPB no Conselho Municipal da Educação;
- elaboração da Carta Educativa de Bragança, por solicitação da Câmara Municipal de Bragança;
- participação no Projecto das Escolas Rurais, coordenado pelo Instituto das Comunidades Educativas;
- Acompanhamento pedagógico aos docentes de Inglês no 1º CEB, em Bragança e Vinhais, no ano de arranque do projecto (2005/06); em apoio aos Agrupamentos de Escolas e aos dois municípios;
- participação no Programa Bragança Saudável / Bragança Solidária, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, através da dinamização de algumas das suas actividades (caminhadas em espaços rurais, BTT, entre outras);
- programa de manutenção física GymnaEscola, oferecido a toda a comunidade;
- programa de ensino de línguas e tradução através do Centro de Línguas, aberto a toda a comunidade;
- participação no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, através de um dos seus docentes;
- participação no Gabinete de Saúde do IPB, na área da Psicologia Clínica, através de um dos seus docentes;
- realização de concertos musicais, actividades desportivas e exposições de trabalhos dos professores e dos alunos da Escola.

Nome e endereço
Escola Superior de Educação