Suporte.IPB Mapa do Site Mini-URL

O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior, empenhada na oferta de formação de qualidade e na promoção de atividades de investigação e extensão com impacto no meio económico, social e cultural.

Promovemos a qualidade através da qualificação do nosso corpo docente e da avaliação e acreditação da instituição e dos ciclos de estudos a nível nacional e internacional.

Assumimos o desafio da reforma do ensino superior e acreditamos na democratização do acesso, na abertura a novos públicos e no projeto de aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a aproximação dos índices de frequência e de qualificação da população portuguesa à média da União Europeia.

Garantimos a transparência internacional e o reconhecimento académico e profissional das nossas qualificações, através da adequação ao Processo de Bolonha, da aplicação do sistema de créditos do ECTS e da disponibilização bilingue do Guia ECTS, diplomas e certificados.

Acreditamos no papel fundamental da investigação aplicada para o fortalecimento da missão educativa a nível profissional e tecnológico e como fator de relacionamento externo e de desenvolvimento económico.

Trabalhamos para a plena empregabilidade dos nossos diplomados, através do redesenho das nossas formações, da oferta de estágios curriculares e profissionais, da dinamização da atitude empreendedora e do acesso ao mercado de trabalho europeu e internacional.

Promovemos a internacionalização do ensino superior, através do fomento da mobilidade dos nossos estudantes e diplomados e do estabelecimento de projetos educativos e de investigação conjuntos no espaço transfronteiriço, europeu e internacional.

Participamos na promoção da internacionalização do ensino superior politécnico a nível europeu e no seu enquadramento na rede de universidades de ciências aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET).

Contribuímos para o desenvolvimento do ensino superior nos países de língua oficial portuguesa e para o aprofundamento de um espaço lusófono de ensino superior.

Temos consciência que o IPB representa um fator fundamental de sustentabilidade económica, social e cultural da região em que se insere.

Queremos desempenhar um papel de motor de desenvolvimento da região e afirmarmo-nos no espaço nacional, europeu e internacional.