Neste estágio os alunos terão um primeiro contacto com o DNA, executando dois métodos diferentes de extração de DNA, em células de fungos e em células humanas (epitélio bucal).
Já alguma vez te questionaste sobre a existência de exames necrópsicos a realizar em organismos tão pequenos, tais como, a abelha melífera? Que tipo de material biológico deve ser colhido?
As abelhas são pequenos insetos mas todos lhe reconhecem a capacidade de defesa. Pois, para além do ferrão que todos receamos, possuem muitas outras armas químicas para combater as invasões da colónia
Na atualidade, a cultura de células adquiriu uma importância incontestável, tendo-se afirmado como uma ferramenta essencial para quem trabalha em investigação fundamental e aplicada.
Pretende-se produzir _chips_ de fruta desidratada em estufa e posteriormente proceder à sua caracterização físico-química, em termos de cor, atividade da água, teor de humidade ...
Nesta atividade laboratorial vais descobrir a enorme diversidade de microrganismos que habitam o interior dos tecidos das plantas e o papel que eles desempenham na defesa de hospedeiro contra doenças.
Ao longo dos últimos anos tem havido um enorme desenvolvimento de técnicas químicas e biológicas de análise de produtos naturais e que estimularam a investigação na área da fitofarmácia/ farmacognosia
os alunos irão conhecer diversos pseudocereais, descobrir as principais diferenças em relação aos cereais e, em laboratório, utilizarão várias técnicas analíticas para avaliar a sua composição química
O estágio compreende a colheita de amostras, a determinação da densidade e da porosidade do solo, e a realização de ensaio de permeabilidade em laboratório, em solos compactados e não compactados.
Os alunos terão a possibilidade de experimentar algumas das mais importantes técnicas laboratoriais aplicadas em análises químicas e bioquímicas de produtos naturais.