Descrição: As abelhas são insetos eusociais fascinantes, organizam-se em colónias com milhares de abelhas obreiras, centenas de zangãos e apenas uma rainha. São exemplares na organização e cada uma desempenha uma tarefa especial! E como comunicam? Toda a sua comunicação é feita através de sinais químicos emitidos entre elas chamadas feromonas. Vamos até ao apiário conhecer a sua organização, recolher abelhas para depois no laboratório analisarmos as feromonas, por métodos cromatográficos, que estas emitem em diferentes situações, como por exemplo, quando se sentem ameaçadas e precisam de se defender! Sabias que esta feromona tem "aroma a banana"? Candida-te e vem conhecer o fantástico mundo da comunicação química entre abelhas!
Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no laboratório de Química e aioquímica Aplicada e no Apiário da Quinta do Poulã.o do Centro, de Investigação de Montanha.
Observações: Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório (confortável e fechado), bem como botas para uma deslocação ao apiário.
Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alguns candidatos selecionados e afastados do local de habitaçãa.
Coordenador do estágio: Soraia carvalho
Outros investigadores: Miguel Vila Boas
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.
Área vocacional: Química/ Biologia
Local de estágio: CIMO-ESA