Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
 

Design de Jogos Digitais


Diploma conferido
Licenciatura em Design de Jogos Digitais. Título de Licenciado.

Nível da qualificação
1.º Ciclo de Estudos. Nível 6 do EQF. Nível 5 do ISCED.

Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Desenho ou Matemática ou Português.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no acto da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
6 Semestres curriculares (3 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 Horas totais por semana. 810 Horas totais por semestre (1620 por ano). 180 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um projeto de 18 créditos.

Os detentores da qualificação estão habilitados para a candidatura à carreira técnica superior da administração pública e autárquica e a quadro superior de empresas.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Audiovisual e Produção dos Media Artes Visuais, Ciências da Computação, Game Design, Ciências da Comunicação, Audiovisual.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de licenciado em Design de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos;
b) aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
c) resolver problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação;
d) recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Design de Jogos Digitais insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
---

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Daniel Ribas de Almeida (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Artes VisuaisAV49.00.0
AudiovisualAud12.00.0
Ciências da ComputaçãoCCp42.00.0
Ciências da ComunicaçãoCCM29.00.0
Ciências EmpresariaisCE6.00.0
Game DesignGD36.00.0
MatemáticaMat6.00.0
Total 180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral  8309-414-1101-00-16 DesenhoAV6.0
11 Semestral  8309-414-1102-00-16 Matemática para JogosMat6.0
11 Semestral  8309-414-1103-00-16 Narrativa Não-LinearCCM6.0
11 Semestral  8309-414-1104-00-16 Programação ICCp6.0
11 Semestral  8309-414-1105-00-16 SemióticaCCM6.0
12 Semestral  8309-414-1201-00-16 Animação 2DAV/CCp6.0
12 Semestral  8309-414-1202-00-16 Design 3DAV6.0
12 Semestral  8309-414-1203-00-16 ImagemAV/CCM6.0
12 Semestral  8309-414-1204-00-16 Programação IICCp6.0
12 Semestral  8309-414-1205-00-16 Teoria dos JogosGD6.0
21 Semestral  8309-414-2101-00-16 Arquitetura DigitalAV6.0
21 Semestral  8309-414-2102-00-16 Computação GráficaCCp6.0
21 Semestral  8309-414-2103-00-16 Criação e Desenvolvimento de PersonagensAV/CCM6.0
21 Semestral  8309-414-2104-00-16 Escrita Criativa para JogosCCM6.0
21 Semestral  8309-414-2105-00-16 VídeoAud6.0
22 Semestral  8309-414-2201-00-16 Animação 3DAV/CCp6.0
22 Semestral  8309-414-2202-00-16 Documentos de Design & StoryboardGD6.0
22 Semestral  8309-414-2203-00-16 Motores de JogosCCp6.0
22 Semestral  8309-414-2204-00-16 História, Fantasia e Ficção CientíficaCCM6.0
22 Semestral  8309-414-2205-00-16 Motion DesignAV6.0
31 Semestral  8309-414-3101-00-16 Análise e Crítica de JogosGD6.0
31 Semestral  8309-414-3102-00-16 ÁudioAud6.0
31 Semestral  8309-414-3103-00-16 Efeitos VisuaisAV/CCp6.0
31 Semestral  8309-414-3104-00-16 Gestão de Projetos e Produção de JogosCE6.0
31 Semestral  8309-414-3105-00-16 Inteligência ArtificialCCp6.0
32 Semestral  8309-414-3201-00-16 Pré-Produção de Jogos (anteprojecto)GD6.0
32 Semestral  8309-414-3202-00-16 Projeto / EstágioAV/CCp/GD18.0
32 Semestral  8309-414-3203-00-16 SeminárioGD6.0


CookiesAccept

O IPB usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem confirma que aceita a nossa política de cookies.

Compreendo e concordo.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt