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Promoção Turística e Cultural


Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Promoção Turística e Cultural

Nível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos do ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos.
O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Perfil do programa de estudos
Desenvolver, promover e comercializar diferentes produtos nas organizações turísticas e culturais, recorrendo a técnicas de organização, planeamento e promoção e apoiando-se em ferramentas de divulgação adequados aos respetivos mercados. Turismo, Desporto e Lazer.

Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Promoção Turística e Cultural é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Promoção Turística e Cultural insere-se na área de formação de Turismo, Desporto e Lazer, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Coordenar as atividades de promoção de serviços e produtos turísticos ajustados às necessidades dos clientes.
- Conceber e promover diferentes serviços e produtos turísticos em organizações culturais.
- Conceber as estratégias de marketing em organizações turísticas e culturais.
- Programar, organizar e controlar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.
- Definir e implementar produtos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização.
- Planear novos produtos e/ou serviços da organização.
- Dinamizar e executar a integração da oferta turística e cultural em pacotes turísticos e posterior comercialização, em organizações de intermediação turística.
- Gerir a relação com o cliente.
- Gerir a informação turistico-cultural integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.
- Coordenar a atividade comercial de agências de viagens, unidades de alojamento e outros organismos e empresas do setor turístico que efetuam operações turísticas diversificadas.

Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio.

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Catarina Antonia Martins (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
História e ArqueologiaHA12.00.0
InformáticaInf6.00.0
Língua EstrangeiraLE6.00.0
Língua MaternaLM6.00.0
Marketing e PublicidadeMP12.00.0
Organização de EmpresasOE6.00.0
Turismo e LazerTur72.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 4076-587-1001-00-18 
Estrutura e Comportamento OrganizacionalOE6.0
12 Semestral 
 4076-587-1002-00-17 
Estudos de MercadoMP6.0
11 Semestral 
 4076-587-1003-00-18 
Ferramentas InformáticasInf6.0
11 Semestral 
 4076-587-1004-00-18 
Inglês TécnicoLE6.0
12 Semestral 
 4076-587-1005-00-17 
Itinerários TurísticosTur6.0
12 Semestral 
 4076-587-1006-00-17 
Marketing Turístico e CulturalMP6.0
12 Semestral 
 4076-587-1007-00-18 
Património Cultural e NaturalHA6.0
11 Semestral 
 4076-587-1008-00-18 
Princípios Gerais de TurismoTur6.0
11 Semestral 
 4076-587-1009-00-18 
Técnicas de Expressão e ComunicaçãoLM6.0
12 Semestral 
 4076-587-1010-00-17 
Turismo em Espaços Rurais e NaturaisTur6.0
21 Semestral 
 4076-587-2001-00-18 
Agências de Viagens e Operadores TurísticosTur6.0
22 Semestral 
 4076-587-2002-00-18 
EstágioTur30.0
21 Semestral 
 4076-587-2003-00-18 
Gestão da Animação TurísticaTur6.0
21 Semestral 
 4076-587-2004-00-18 
Operações de AlojamentoTur6.0
21 Semestral 
 4076-587-2005-00-18 
Técnicas de Interpretação do PatrimónioHA6.0
21 Semestral 
 4076-587-2006-00-18 
Técnicas de Organização de EventosTur6.0


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