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Educação Ambiental


Diploma conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional em Educação Ambiental.

Nível da qualificação
Nível 5 do EQF. Nível 5 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
2 Anos curriculares. 3240 Horas totais. 120 Créditos ECTS, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um estágio de 30 créditos no 2º semestre do 2º ano.
O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes em várias áreas de educação e formação. A área principal é Ambientes Naturais e Vida Selvagem. A área de formação mais geral é Educação, Ambientes Naturais e Vida Selvagem.

Principais resultados da aprendizagem
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos); técnica (66 créditos); em contexto de trabalho (30 créditos).
A conclusão do curso exige, aos alunos, a aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Educação Ambiental é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Perfil ocupacional dos diplomados
O perfil ocupacional define-se por uma Descrição Geral e por Actividades Principais. São as seguintes:

Descrição Geral - Conceber, dinamizar e gerir actividades de educação ambiental conducentes à promoção da cidadania responsável e participada, estimulando a mudança de atitudes e a aquisição de competências e comportamentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Actividades Principais:
1. Conceber campanhas de sensibilização das populações para a cidadania (p. ex. redução de consumos de energia e de água, luta contra incêndios, consumo sustentável, economia doméstica, agricultura sustentável, separação de lixos, cuidados com animais de estimação);
2. Elaborar materiais de divulgação (jornais, boletins, folhetos, brochuras, outdoors, outros) para diferentes tipos de instituições que atuam na área ambiental (p. ex. câmaras municipais, empresas de reciclagem, empresas de energia, empresas de eventos, associações empresariais);
3. Dinamizar eventos de Sensibilização (jornadas, colóquios, debates, outros) de públicos específicos (p. ex. agricultores, produtores florestais, caçadores, industriais, gestores de turismo, professores, formadores);
4. Gerir actividades educativas (ATL, ateliers, visitas guiadas, outros) nas componentes ligadas ao património natural e cultural e à promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável;
5. Gerir actividades de lazer e promoção da saúde (percursos pedrestres, percursos em bicicleta, jogos tradicionais, etc.) nas componentes ligadas ao património natural e cultural e à promoção de hábitos saudáveis de vida;
6. Gerir actividades de lazer e promoção do turismo, nas componentes ligadas ao património natural e cultural e à promoção do ecoturismo e do desenvolvimento das dos produtos endógenos;
7. Coordenar actividades de promoção do desenvolvimento local, em associações de produtores, autarquias, ou junto de empresas, nas componentes ligadas à sensibilização dos potenciais consumidores ou dos utentes, para os produtos endógenos, para hábitos de consumo mais saudáveis e mais respeitadores do ambiente.

Acesso a outros ciclos de estudos
Os titulares de um diploma de técnico superior profissional têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado. O acesso e ingresso realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio. Os titulares do diploma de técnico superior profissional em Educação Ambiental podem candidatar-se, com dispensa da prova de ingresso, às seguintes Licenciaturas do IPB: Educação Ambiental; Animação e Produção Artística; Educação Social.

Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao).

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Maria Conceicao Costa Martins (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ambientes Naturais e Vida SelvagemANVS70.00.0
Audiovisuais e Produção dos MediaAPM5.00.0
Gestão e AdministraçãoGA7.00.0
Informática na Ótica do UtilizadorIOU6.00.0
Língua e Literatura MaternaLLM6.00.0
Línguas e Literaturas EstrangeirasLLE6.00.0
MatemáticaMat6.00.0
PsicologiaPSI6.00.0
Sociologia e Outros EstudosSOE8.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
1-
 Anual 
 4051-551-1001-00-18 
Ciências da NaturezaANVS10.0
1-
 Anual 
 4051-551-1002-00-18 
EcologiaANVS10.0
11 Semestral 
 4051-551-1101-00-18 
Educação AmbientalANVS8.0
11 Semestral 
 4051-551-1102-00-18 
Língua PortuguesaLLM6.0
11 Semestral 
 4051-551-1103-00-18 
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoIOU6.0
12 Semestral 
 4051-551-1201-00-18 
GeografiaSOE8.0
12 Semestral 
 4051-551-1202-00-18 
Língua Estrangeira (Inglês)LLE6.0
12 Semestral 
 4051-551-1203-00-18 
Psicologia SocialPSI6.0
21 Semestral 
 4051-551-2101-00-18 
Audiovisuais e MultimédiaAPM5.0
21 Semestral 
 4051-551-2102-00-18 
Empreendedorismo e Gestão de Projetos em Educação AmbientalGA7.0
21 Semestral 
 4051-551-2103-00-18 
Metodologias de Educação AmbientalANVS7.0
21 Semestral 
 4051-551-2104-00-18 
Métodos QuantitativosMat6.0
21 Semestral 
 4051-551-2105-00-18 
Património CulturalANVS5.0
22 Semestral 
 4051-551-2202-00-18 
EstágioANVS30.0


Documentos adicionais

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