Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
 

Piloto de Sistemas de Avaliação Remota
 
O Instituto Politécnico de Bragança é instituição parceira no Piloto de implementação de Sistemas de Avaliação Remota nas instituições de ensino superior, programa liderado pela FCT-FCCN em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
Os sistemas de avaliação remota permitem implementar um ambiente confiável para a avaliação de estudantes com supervisão por professores ou especialistas, recorrendo a tecnologia de ponta como bloqueio de acesso a serviços, gravação de vídeo e inteligência artificial.
 
A plataforma de avaliação remota que o IPB irá dar suporte é a TestWe (https://testwe.eu/pt/).
 
 A TestWe é uma plataforma de e-Assessment com uma vertente online para os docentes e offline para os estudantes com vigilância remora (remote proctoring). As principais vantagens são:
  • Solução antifraude, preservando a integridade das avaliações
  • Realização dos exames em modo offline, sem acesso à Internet e a outras aplicações
  • Vigilância remota através de webcam (remote proctoring)
  • Digitalização completa do processo de avaliação
  • Criação simples de exames através de um assistente
 
Serão disponibilizadas 50 licenças de acesso à plataforma, com número ilimitado de turmas e testes (existe no entante um limite de 50 estudantes por turma).
 
O piloto está aberto a todos os docentes do ensino superior de entidades ligadas à RCTS. Pretendemos assim que todos os docentes interessados possam realizar um conjunto de momentos de avaliação de forma a validar estes Sistemas de Avaliação Remota (SAR), e assim ajudar a comunidade identificar melhor os requisitos necessários para uma solução mais alargada à comunidade.
 
 
Para participar no projeto piloto e ter acesso à plataforma de avaliação remota TestWe por favor preencha o seguinte formulário:
 
 
 A atribuição de contas de acesso à plataforma TestWe seguirá os critérios definidos para o projeto piloto, tendo em vista a avaliação da plataforma por um grupo alargado de utilizadores, com níveis diferentes de experiência em testes online e de instituições, escolas e áreas científicas o mais diversificado possível.
Os docentes ao aderirem à plataforma comprometem-se a efetuar uma avaliação da experiência de utilização através da resposta a um inquérito, bem como incetivarem os estudantes a responderem ao respetivo inquérito, sendo os resultados partilhados com toda a comunidade académica.
 
 
Página do piloto nacional de avaliação remota (FCCN): https://www.fccn.pt/institucional/piloto-sar/
 
Informações e suporte: avalia.remota[at]ipb.pt
 
 
Equipa:
 
Pivot: Paulo Alves
Suporte técnico: Cristina Barreto



CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt