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Anti-SPAM

O Serviço de E-Mail do IPB está integrado com um sistema Anti-SPAM que faz a filtragem das mensagens que chegam do exterior, retendo as que são consideradas SPAM e/ou se encontram infectadas com vírus.

Por omissão, todas as contas de email do IPB são sujeitas a esta filtragem. A interacção dos utilizadores com o serviço é efectuada por meio de mensagens de correio electrónico, enviadas para endereços específicos em função da funcionalidade pretendida. Veja a seguir os principais comandos de interacção.
  • Desactivação do serviço: cada utilizador deve enviar um email (sem assunto ou texto no corpo da mensagem) para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  • Activação do Serviço: se desactivou previamente o serviço e pretende novamente a sua activação, deve enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (sem assunto ou texto no corpo da mensagem).

Acesso às mensagens retidas:

As mensagens que foram classificadas como SPAM são retidas temporariamente (durante 20 dias) no serviço Anti-SPAM.
O sistema Anti-SPAM envia um relatório diário para cada utilizador do IPB, com a lista das mensagens retidas (ver exemplo na figura abaixo). A partir deste relatório, o utilizador pode solicitar a recuperação de uma mensagem retida para a mailbox e/ou a adição do endereço de um remetente na Whitelist (lista de endereços que o sistema nunca considerará SPAM), clicando nas opções respectivas.

Independentemente deste relatório automático, cada utilizador pode solicitar a todo o momento o envio de um novo relatório das mensagens retidas. Para tal, deve ser enviado um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Outros comandos de interacção com o sistema:
  • Para marcar que um email recebido é/não é SPAM:
    • Para indicar ao Servidor que determinada mensagem que recebeu é SPAM, reencaminhe a referida mensagem para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
    • Se uma mensagem foi indevidamente marcada como SPAM e pretende que o Servidor não considere futuras mensagens idênticas a essa como SPAM, depois de a recuperar deve reencaminhá-la para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  • Para adicionar/remover endereços de email à whitelist (lista de endereços de remetentes que o Servidor nunca considerará SPAM):
    • Para adicionar, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. No corpo da mensagem coloque os endereços (um por linha) a adicionar à whitelist.
    • Para remover, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. No corpo da mensagem coloque os endereços (um por linha) a remover da whitelist.
  • Para adicionar/remover endereços de email à blacklist (lista de endereços de remetentes que o Servidor sempre classificará como SPAM):
    • Para adicionar, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. No corpo da mensagem coloque os endereços (um por linha) a adicionar à blacklist.
    • Para remover, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. No corpo da mensagem coloque os endereços (um por linha) a remover da blacklist.



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