Anti-SPAM
O Serviço de E-Mail do IPB está integrado com um sistema Anti-SPAM que faz a filtragem das mensagens recebidas e enviadas, retendo as que são consideradas SPAM e/ou se encontram infectadas com vírus.
Por omissão, todas as contas de email do IPB são sujeitas a esta filtragem. Caso não pretenda usufruir deste serviço de filtragem para o email recebido na sua mailbox, deve enviar solicitação nesse sentido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Acesso às mensagens retidas:
As mensagens que foram classificadas como SPAM são retidas temporariamente (durante 180 dias) num sistema de quarentena do serviço Anti-SPAM, podendo ser libertadas a pedido do utilizador. O acesso às mensagens retiradas em quarentena pode ser feito de duas formas:
1. Relatório diário com a lista das mensagens retidas
O sistema Anti-SPAM envia um relatório diário para cada utilizador do IPB, com a lista das mensagens retidas (ver exemplo na figura abaixo).
A partir deste relatório, o utilizador pode solicitar a recuperação de uma mensagem retida para a mailbox ou a sua remoção definitiva. Caso o utilizador não execute nenhuma destas ações, as mensagens em quarentena são automaticamente removidas após o período referido acima.
![quarantine email](/uploads/si/quarantine_email.png)
Exemplo de emal com o Sumário diário da Quarentena
2. Acesso via interface web: https://mx.ipb.pt
O acesso via endereço https://mx.ipb.pt é feito usando as credenciais da mailbox do IPB.
Depois de autenticar, pode gerir as mensagens em quarentena num interface de webmail (imagem seguinte).
![quarantine web2](/uploads/si/quarantine_web2.png)
Depois de selecionar uma (ou mais) mensagem no interface web, poderá proceder à sua libertação ou eliminação definitiva.
No canto suprior direito do interface, é ainda possível aceder às preferências do utilizador (ver imagem seguinte).
![quarantine choose preferences](/uploads/si/quarantine__choose_preferences.png)
Escolhendo a opção "Preferências" pode, entre outras opções, gerir as seguintes listas (ver imagem abaixo):
- Lista Branca: lista de endereços de remetentes que o Servidor nunca considerará SPAM
- Lista Negra: lista de endereços de remetentes que o Servidor sempre classificará como SPAM
Pode ainda ativar/desativar a recepção no email dos relatórios diários de quarentena.