Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG), criada em 1990, desenvolve a sua missão de formação e de investigação/desenvolvimento nas áreas da engenharia e das ciências empresariais.

Para a prossecução dos seus objetivos, a ESTiG dispõe de instalações no Campus de Santa Apolónia; com uma área global de 14000m2, o edifício da ESTiG comporta 112 gabinetes de docentes, 1 auditório, 2 anfiteatros, 25 salas de aula, 5 salas de informática, 1 biblioteca e 20 laboratórios, que ocupam uma área global superior a 3000m2, para além de zonas de convívio e de apoio técnico/administrativo.

Com 117 docentes em tempo integral (dos quais 74 são doutorados), 34 docentes em tempo parcial (colaboradores externos que mantêm uma atividade profissional fora da Escola) e 36 funcionários técnicos/administrativos (dos quais 21 detêm formação superior), a ESTiG tem vindo a assumir-se como uma das maiores Escolas de Tecnologia e Gestão do País.

No ano letivo 2013/2014, a ESTiG conta com cerca de 2100 alunos, provenientes de todo o país, da Europa, de África e da América Latina, distribuídos por:
- 8 cursos de especialização tecnológica (CETs): Análises Químicas e Biológicas; Condução de Obra; Contabilidade de Gestão; Eletrónica Médica; Energias Renováveis; Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos; Instalações Elétricas e de Automatização; Tecnologia e Gestão Automóvel.
- 11 licenciaturas (1.º ciclo Bolonha): Contabilidade; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia Química e Biológica; Gestão; Gestão de Negócios Internacionais; Informática de Gestão.
- 8 mestrados (2.º ciclo Bolonha): Contabilidade e Finanças; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Engenharia da Construção; Engenharia Industrial; Engenharia Química; Gestão das Organizações; Sistemas de Informação; Tecnologia Biomédica.

A qualidade do ensino ministrado tem determinado uma crescente afirmação junto das entidades empregadoras, que se traduz no sucesso profissional dos mais de 4900 diplomados que a ESTiG já colocou no mundo do trabalho desde 1994.

Como resultado da aposta na formação avançada do seu corpo docente (atualmente 63% dos docentes são doutorados e espera-se que em 2 anos esta percentagem atinja os 70%), a ESTiG tem, paralelamente com as suas atividades de ensino, intensificado a sua atividade científica e de desenvolvimento de alto nível; a maior parte dos seus docentes doutorados estão integrados em centros de investigação da FCT, existindo na Escola um polo de um Laboratório Associado da FCT. A ESTiG encontra-se hoje envolvida em inúmeros projetos de investigação, em parcerias nacionais e internacionais, prestando ainda serviços de alto nível a entidades públicas e privadas, no âmbito de diversos protocolos de colaboração.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Campus de Santa Apolónia