Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo

A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela é uma unidade orgânica desconcentrada do Instituto Politécnico de Bragança, localizada na cidade de Mirandela, bem no centro geográfico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Escola surgiu, inicialmente, como um pólo da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança. Três anos volvidos, adotou uma estrutura autónoma, assumindo o nome de Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela. Desde então sentiu-se que, apesar da distância que as separam, a Escola deveria evoluir de forma independente, com uma identidade e competências que a distinguissem no seio do IPB. Com a reestruturação dos Estatutos do IPB, aprovados em Dezembro de 2008, a Escola adotou a designação de Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, formalizando a diferenciação ansiada, já patente na oferta formativa.

As áreas emergentes da Comunicação e Turismo, tidas como valências críticas e cruciais quer para a Escola, quer para o desenvolvimento do concelho face à sociedade atual e às diretrizes emanadas pelas orientações comunitárias, assumem-se como estratégicas, aproveitando os recursos tecnológicos existentes, a concentração de serviços, o dinamismo das repartições e empresas que aproveitam os recursos que a escola forma, a par dos recursos patrimoniais e culturais da região.

A Escola centra as suas valências em três áreas estratégicas, distribuídas por nove cursos de licenciatura, que se inserem completa ou parcialmente dentro das fronteiras dessas áreas estratégicas. Assim, convergindo com os domínios da Comunicação, Administração e Turismo, o leque de oferta da Escola distribui-se pelos cursos de Gestão e Administração Pública, Informática e Comunicações, Marketing, Multimédia, Solicitadoria, Design de Jogos Digitais, Turismo e Guia Intérprete.

A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo conta com 51 docentes (correspondendo a 47,6 ETI). De entre estes, mais de 50% encontra-se a frequentar programas de doutoramento prevendo-se que em 2011 tenham já obtido o grau cerca de 60% dos docentes.

Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo
Instituto Politécnico de Bragança