clarisse@ipb.ptMapa do SiteMini-URL

Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior (RIIBES) - Ponto de Acesso do IPB

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinaram no dia 8 de Outubro de 2004 um protocolo de cooperação, que permitiu instalar na Biblioteca da Escola Superior Agrária, um Ponto de Acesso à Informação Estatística.
Em 20 de Junho de 2005, o Instituto Politécnico de Bragança e o INE fizeram uma adenda ao protocolo inicial para que a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela pudesse usufruir de um espaço equivalente.

O Ponto de Acesso presente na Biblioteca da Escola Superior Agrária, encontra-se numa sala individual, identificada com sinalética própria, dispondo de um computador para aceder à informação estatística disponibilizada no site do INE. Conta com o apoio directo dos técnicos da Biblioteca da ESA e ainda dos técnicos do INE através do telefone (808 201 808) para esclarecimentos adicionais.

Os Pontos de Acesso destinam-se não só à comunidade académica como também à população em geral.

Inserido no projecto Rede de Informação INE nas Bibliotecas do Ensino Superior, o protocolo assinado entre o INE e o Instituto Politécnico de Bragança, estes Pontos de Acesso têm como principais objectivos a descentralização e o acesso à informação produzida por aquele organismo.

Desde 2020 que nos relatórios e planos de atividades, o INE nunca mais referiu o RIIBES e, portanto, deduz-se que esta Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior deixou de existir, porque optaram pelas publicações digitais, e desta forma tudo deve ser acedido através do Portal de Instituto Nacional de Estatística

Esta página regista a trajetória do INE até à implementação da RIIBES no IPB (2004-2020).

Publicações IPB e Tutoriais

Folha Informativa do INE nº 60
Folha Informativa do INE dedicada ao Ponto de Acesso do Instituto Politécnico de Bragança.
O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição da Rede que “tem a palavra” neste número,
com uma entrevista à responsável pelo seu Ponto de Acesso, Clarisse Pais, e vários depoimentos
de utilizadores, entre os quais o Vice-Presidente do Instituto, Orlando Afonso Rodrigues.
Folha Informativa do INE

Censos 2011 - Formação Bragança