Suporte.IPBMapa do SiteMini-URL

Centro de Comunicações e Gestão de Sistemas

O Centro de Comunicações e Gestão de Sistemas (CCOM) tem como objecto principal disponibilizar serviços de comunicações aos Serviços Centrais e às restantes Unidades Orgânicas do IPB, cumprindo as seguintes funções:
  • Satisfazer os requisitos de comunicações informáticas do IPB.
  • Estabelecer, administrar, operar e desenvolver a infra-estrutura comum de comunicações.
  • Organizar e manter os equipamentos e espaços do datacenter.
  • Zelar pela infra-estrutura de servidores e serviços instalados no datacenter.
  • Administrar a infra-estrutura lógica e física da rede de dados.
  • Efectuar a manutenção e configuração de servidores e equipamentos de rede activos.
  • Gerir redes e sistemas do IPB afectos ao datacenter.
  • Propor procedimentos que visem a segurança física dos equipamentos e dados.
  • Propor a aquisição de equipamentos para a modernização e ampliação da infra-estrutura.
  • Propor e implementar projectos de ampliação e modernização da infra-estrutura física e lógica da rede.
  • Registar e executar actividades referentes ao funcionamento de equipamentos e linhas de comunicação de dados.
  • Acompanhar e avaliar a execução da manutenção de equipamentos, realizada por empresas externas.
A infra-estrutura comum de comunicações do IPB compreende os seguintes items:
  • As redes de transmissão e encaminhamento de tráfego de comunicações informáticas que interligam as diferentes Unidades Orgânicas entre si e com o Datacenter;
  • A Rede wireless do IPB (eduroam);
  • A zona de DNS ipb.pt, e o espaço de endereçamento IP público correspondente;
  • As portas de ligação da rede do IPB ao exterior;
  • Os serviços de aplicações comuns de comunicações directamente ao nível do domínio ipb.pt, nomeadamente serviços de Correio Electrónico, WWW, VoIP, entre outros que no futuro venham a ser disponibilizados.

A Equipa

Centro de Comunicações

Nuno Gonçalves Rodrigues (Responsável)

Sérgio Paulo Perdigão do Vale

Eduardo Manuel Mendes Costa

Manhã: 9:00 - 12:30
Tarde: 14:00 - 17:30
Localização
O CCOM está instalado no piso -2 do edifício da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Campus de Sta Apolónia, em Bragança.

Telefone: (+351) 273 303050
Fax: (+351) 273 325405