Anti-SPAM
O Serviço de E-Mail do IPB está integrado com um sistema Anti-SPAM que faz a filtragem das mensagens recebidas e enviadas, retendo as que são consideradas SPAM e/ou se encontram infectadas com vírus.
Por omissão, todas as contas de email do IPB são sujeitas a esta filtragem. Caso não pretenda usufruir deste serviço de filtragem para o email recebido na sua mailbox, deve enviar solicitação nesse sentido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Acesso às mensagens retidas:
As mensagens que foram classificadas como SPAM são retidas temporariamente (durante 180 dias) num sistema de quarentena do serviço Anti-SPAM, podendo ser libertadas a pedido do utilizador. O acesso às mensagens retiradas em quarentena pode ser feito de duas formas:
1. Relatório diário com a lista das mensagens retidas
O sistema Anti-SPAM envia um relatório diário para cada utilizador do IPB, com a lista das mensagens retidas (ver exemplo na figura abaixo).
A partir deste relatório, o utilizador pode solicitar a recuperação de uma mensagem retida para a mailbox ou a sua remoção definitiva. Caso o utilizador não execute nenhuma destas ações, as mensagens em quarentena são automaticamente removidas após o período referido acima.
Exemplo de emal com o Sumário diário da Quarentena
2. Acesso via interface web: https://mx.ipb.pt
O acesso via endereço https://mx.ipb.pt é feito usando as credenciais da mailbox do IPB.
Depois de autenticar, pode gerir as mensagens em quarentena num interface de webmail (imagem seguinte).
Depois de selecionar uma (ou mais) mensagem no interface web, poderá proceder à sua libertação ou eliminação definitiva.
No canto suprior direito do interface, é ainda possível aceder às preferências do utilizador (ver imagem seguinte).
Escolhendo a opção "Preferências" pode, entre outras opções, gerir as seguintes listas (ver imagem abaixo):
- Lista Branca: lista de endereços de remetentes que o Servidor nunca considerará SPAM
- Lista Negra: lista de endereços de remetentes que o Servidor sempre classificará como SPAM
Pode ainda ativar/desativar a recepção no email dos relatórios diários de quarentena.