Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Data de Publicação: 19/03/2019
Os Municípios são atores chave na estratégia de desenvolvimento turístico dos territórios. Que passos se devem dar? Que estratégias de marketing e promoção territorial e turística se podem desenvolver? Que formas de envolvimento da comunidade e dos atores turísticos podem ser realizadas?

Sessão por:
Nome: João Cameira
Chefe da Divisão de Promoção Económica e Turismo da Câmara Municipal de Bragança

Formação:
Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa.
Pós-graduação em Gestão e Conservação da Natureza. Jovem Auditor de Defesa Nacional.

Objetivos gerais:
Perceber o papel dos Municípios na promoção e desenvolvimento turístico dos territórios.

Objetivos específicos:
Como desenvolver uma estratégia de promoção turística e marketing territorial;
Como envolver a comunidade e os atores turísticos.

Público-alvo:
comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração, quadros técnicos e dirigentes de autarquias locais, outros interessados.

Grande Auditório da EsACT-IPB
Dia 20 de março de 2019
Das 14h30 às 16h00
Categorias: Eventos,Seminários

Data de Publicação: 19/03/2019
O 6.º Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE2019) a realizar a 11 e 12 de abril de 2019 na ESTIG-IPB , resulta da iniciativa conjunta de cinco Instituições do Ensino Superior:
  • Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE);
  • Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP);
  • Escola Universitária de Relações Laborais da Universidade da Corunha (ERLAC);
  • Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais e Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela (USC);
  • Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (ESTiG-IPB).
Este terá como mote o empreendedorismo no interior. Além da vertente formativa e lúdica, este tem também uma vertente competitiva onde equipas de discentes apresentam as suas ideias de negócio, que serão avaliadas por uma equipa de especialistas, sendo selecionados o(s) melhor(es) projeto(s).

Para consultar o programa do evento e saber sobre eventos anteriores visite a pagina: http://eije2019.esce.ipvc.pt/

INSCRIÇÕES

Online através do link: http://inqueritos.ipb.pt/?r=survey/index/sid/834847/newtest/Y/lang/pt

Valor da inscrição no evento para alunos do IPB: € 10**

**com direito aos coffee breaks, documentação e jantar do dia 11 de março de 2019.

Às seis melhores propostas, candidatas ao concurso de ideias do IPB, será devolvido o valor da inscrição no evento a todos os elementos da equipa.


CONCURSO DE IDEIAS


Regulamento do concurso de ideias: (ver abaixo)

Data limite de apresentação de propostas - 31 de março de 2019 - enviar a proposta em documento PDF, de acordo com o regulamento, para António Fernandes (antoniof@ipb.pt).

Pré-seleção de ideias a concurso pelo IPB: dia 3 de abril de 2019 das 15h às 19h - apresentação oral de no máximo 8 minutos, na de reuniões da biblioteca (sala pequena).
Categorias: Eventos,Alunos

Data de Publicação: 11/03/2019
No próximo dia 22 de março, decorre no auditório Alcínio Miguel da ESTIG a primeira edição das Jornadas “Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes”. A iniciativa será uma plataforma de discussão e divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana e serão abordados tem  como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

As Jornadas decorrem durante a manhã e vão contar com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, um dos coordenadores do livro “Recursos geológicos de Trás-os-Montes- Passado, presente e perspetivas futuras”, e que vai ser apresentado no arranque do evento.

Do programa constam intervenções de profissionais e investigadores das áreas dos recursos hídricos e geológicos. Será ainda apresentado o Projeto AquaValor da CIM Alto Tâmega, que tem como objetivo potenciar a água como um recurso potenciador de crescimento económico.

O evento decorre em parceria com a Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre o IPB e a Ordem dos Engenheiros. Terá ainda como parceiro a marca de água Pedras Salgadas.

Data de Publicação: 07/03/2019
Dia 8 de março, o IPB dará um primeiro impulso ao funcionamento da Escola de Negócios. Será pelas 10:30 no auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. Esta sessão inaugural contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor João Sobrinho Teixeira.  Estarão também presentes o Presidente do IPB, Prof. Doutor Orlando Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Benjamim Rodrigues, bem como o Presidente da CCDR-N, Prof. Doutor Freire de Sousa.

Simultâneamente, dar-se-á também início a uma Pós-graduação em SNC-AP, realizando-se a Lição Inaugural pelo Prof. Doutor Freire de Sousa, Presidente da CCDR-N.

Do elenco de professores da Pós-Graduação, para além de docentes do IPB, farão parte individualidades de renome na área, como sejam: Luís Viana (UniLEO, Direção-Geral do Orçamento); Susana Jorge (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Susana Silva (Universidade do Minho, IPCA), Maria Antónia de Jesus (ISCTE-IUL) e Vitor Simões (ROC).

Esta Pós-graduação decorrerá até ao mês de julho, tendo-se registado uma forte adesão, traduzida em mais de 30 profissionais de várias organizações públicas da região.

A Escola de Negócios do IPB nasceu com o objetivo de proporcionar, às empresas e organizações da região, formações pós-graduadas e cursos breves que possibilitem, numa perspectiva inovadora, formar continuamente recursos humanos e contribuir para a criação de inovação empresarial.
Link:
Categorias: Eventos,Seminários

Data de Publicação: 26/02/2019
O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para titulares de Licenciatura, para apoio a funcionalidades inerentes à agência de comunicação do IPB na área da Multimédia.

Ref.ª BGCT.IPB/Comunicação/2019


Área Científica/Função
Multimédia – Apoio a média digitais

Fins
Apoio às funcionalidades inerentes à agência de comunicação do IPB.

Objetivos a atingir pelo candidato
a) Apoio à sistematização interna e externa da comunicação da instituição;
b) Participação na produção de elementos a incluir na gestão de redes sociais, nos portais institucionais e outras vias de disseminação de informação.

Requisitos de admissão
Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente:
a) Licenciatura em multimédia ou área afim;
b) Experiência de rodagem visual e Pós-Produção;
c) Domínio no uso de ferramentas de Pós-Produção, a nível de edição, efeitos visuais e motion design (Adobe Premiere Pro e Adobe After Effects);
d) Conhecimentos em Web Design, implementação de layouts, desenvolvimento e manutenção de sites e Design Gráfico em geral;
e) Domínio de ferramentas de edição de imagem e desenho vetorial (Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom);
f) Capacidade de apoio e gestão para Redes Sociais;

Condições de preferência
- Bons conhecimentos de inglês;
- Autonomia na resolução de problemas;
- Boa capacidade de análise e crítica.

Plano de Trabalho
No âmbito da bolsa, dever-se-ão desenvolver um conjunto de tarefas compatíveis com a missão da comunicação institucional, nas suas dimensões de recolha processamento e difusão. As tarefas decorrerão com o plano de atividades de comunicação definidas no plano de comunicação do IPB.
Anexos:
Edital
Categorias: Avisos,Bolsa

Data de Publicação: 25/02/2019
Na conferência que aconteceu esta sexta-feira em Lisboa, e um ano depois do relatório que analisou a ciência, inovação e ensino superior em Portugal, a OCDE refere a surpreendente evolução dos politécnicos e apresenta o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) como evidência dessa  constatação. Para os peritos, o CIMO-IPB é exemplo de uma estrutura “com recursos humanos e materiais perfeitamente adequados para conferir doutoramentos”, e um exemplo a seguir.

Os peritos da OCDE apresentaram a 22 de fevereiro, no Teatro Thalia em Lisboa, as recomendações resultantes da avaliação externa realizada pela OCDE durante 2016-2017 aos sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

Em resultado desta avaliação o Relatório apresenta um conjunto de recomendações para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal.

A comissão de avaliação destaca a surpreendente evolução dos Institutos Politécnicos e o excelente contributo destas instituições para o progresso científico do país, tanto na qualificação de pessoas como na ligação às empresas, apresentando o Politécnico de Bragança como evidência desta constatação. A possibilidade de os Instituto Politécnicos atribuírem o grau de doutor deve ser reconhecida em todas as duas dimensões legais, assegurando a formação de profissionais altamente qualificados em ligação com as empresas.
Categorias: Noticias

Data de Publicação: 25/02/2019
O Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira tem como finalidade promover a produção e criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de Língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra que cultivam a diversidade dos valores culturais e identiários dos Povos da Lusofonia.
Anexos:
Regulamento
Categorias: Noticias

  • Escola de Negócios do IPB
  • Estratégia de desenvolvimento e promoção turística de Bragança.
  • Jornadas “Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes”
  • Março - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31      
    Abril - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    
    Maio - 2019
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    CookiesAccept

    Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
    Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

    Compreendo e aceito.
    Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt