Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Data de Publicação: 31/03/2021
O IAPMEI, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, realiza no dia 7 de abril, pelas 14h30, o webinar “Combate ao Desperdício Alimentar | Da Investigação à Indústria - Estratégias Integradas para a Valorização do Setor Agroalimentar".
A sessão, transmitida em live streaming, tem como objetivo sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adoção de práticas e processos de produção que contribuam para a redução do desperdício alimentar, através da apresentação de um conjunto de projetos promissores na sua valorização e reaproveitamento.

Para além das questões que se prendem com a sustentabilidade e a valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares, a integração de processos de inovação no combate ao desperdício agroalimentar tem como objetivo reposicionar as empresas desta cadeia de valor em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo a adoção de soluções integradas de Bioeconomia.

Consulte o programa e inscreva-se aqui.
Categorias: Eventos,Webinar

Data de Publicação: 25/01/2021
A IPB Engaged Week pretende constituir um momento de reflexão e de afirmação das opções estratégicas da instituição. O IPB é uma instituição empenhada com a sua região, com a qualificação das pessoas e com a promoção da inovação na economia. Para potenciar esta estratégia, constituiu uma ali europeias com orientações similares: a “European Engaged University”.

Ligações:
Neste contexto, o dia 26 centra-se na discussão da estratégia conjunta, no seio da “Universidade Europeia” comum que se pretende construir, por via da definição conjunta de metodologias, formações e projetos de inovação. O evento inclui uma intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as perspetivas para a presidência portuguesa da União Europeia na área da Ciência e do Ensino Superior.

O Dia 27 tem como tema genérico a relevância do mercado de trabalho na definição de uma instituição de ensino superior (IES) empenhada com a sua região. Conta com uma intervenção da OCDE na área das políticas do ensino superior (Thomas Weko – OECD Senior Policy Analyst and Team Leader), sobre as metodologias emergentes de credenciação de competências adquiridas em contexto de interação dos alunos com as empresas e a sociedade. Inclui também um momento de reflexão sobre a cooperação com as instituições similares do Brasil na implementação conjunta de estratégias de inovação formativa, bem como com uma perspetiva das políticas e oportunidades de financiamento para a implementação destas estratégias.

O Dia do IPB, 28 de janeiro, centra-se sobre uma preocupação importante do IPB, enquanto instituição empenhada, neste período de crise global pandémica, com a importância dos mecanismos e instituições de cooperação internacional, em particular no domínio do combate às desigualdades globais, como forma de garantir a sustentabilidade e a resiliência das nossas sociedades. Sendo o IPB uma instituição fortemente internacionalizada e preocupada com a sua responsabilidade social, esta é uma questão central. Neste sentido, convidou-se Pedro Matos, coordenador de emergências do Programa Alimentar Mundial (WFP) no Sudão, para proferir a oração de sapiência. É também uma oportunidade para celebrar a atribuição do Prémio Nobel da Paz a esta instituição.

O dia 29 prossegue com o foco na inovação, associando-se o IPB à ANI e ao MORE, que promove uma “ANI Innovation Talk”, centrada sobre a cooperação transfronteiriça e o programa nacional de recuperação e resiliência.

The IPB Engaged Week aims to provide a moment for reflection and statement of the institution’s strategic options. The IPB is an institution committed to its region, to the qualification of people and to the promotion of innovation in the economy. In order to enhance this strategy, an alliance with other European universities with similar orientations was formed - the “European Engaged University”.
As such, the 26th of January focuses on the discussion of the joint strategy, within the common “European University” to be built, through the joint definition of methodologies, training, and innovation projects. The day includes an intervention by the Portuguese Minister of Science, Technology and Higher Education on the prospects within the Portuguese Presidency of the European Union in the area of Science and Higher Education.

The general topic of the 27th January is the relevance of the labour market in the definition of a higher education institution (HEI) truly committed to its region. This session comprises an OECD intervention in the area of Higher Education policies (Thomas Weko - OECD Senior Policy Analyst and Team Leader) on the emerging methodologies for accreditation of competences acquired in the context of students’ interaction with companies and society. It also includes a moment of reflection on the cooperation with similar institutions in Brazil framed in the joint implementation of training innovation strategies, as well as a perspective of policies and funding opportunities for the implementation of these strategies.

The IPB Day, January 28th, focuses on an important concern of the IPB as an engaged institution in this period of global pandemic crisis. The importance of international cooperation mechanisms and institutions, particularly while fighting inequalities is viewed as a way to ensure the sustainability and resilience of our societies.

This is a central issue for the IPB as a highly internationalized institution and highly committed to its social responsibility. In this sense, Pedro Matos, the emergency coordinator of the World Food Program (WFP) in Sudan, was invited to offer the Lectio Magistralis. It also constitutes an opportunity to celebrate the award of the Nobel Peace Prize to this institution.
The 29th January will aim at innovation, with the IPB joining ANI and MORE, thus promoting an “ANI Innovation Talk”, focusing on cross-border cooperation and the national program of recovery and resilience.
Link:
Categorias: Eventos,IPB

Data de Publicação: 21/10/2020
Na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, vai realizar-se o seminário de abertura dos mestrados em ciências empresariais, organizado pelas comissões científicas dos mestrados em Empreendedorismo e Inovação, Contabilidade e Finanças e Gestão das Organizações. Da parte da manhã serão abordados temas na área do empreendedorismo e inovação e da parte da tarde serão abordados temas no âmbito da investigação.
Anexos:
Cartaz
Categorias: Eventos,IPB,Seminários

Data de Publicação: 17/06/2020
No próximo dia 19 de junho, a partir das 9h30, a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança recebe um conjunto de iniciativas com o tema "Economia com conhecimento e inovação em Trás-os-Montes" que contam com a participação do Ministro e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretária de Estado para a Valorização do Interior. No período da manhã realiza-se a "Skills 4 Pós-COVID -Competências para o futuro" e, durante a tarde, têm lugar as Sessões de Lançamento do Observatório de Montesinho - Dionísio Gonçalves e do Programa Internacional de Investigação Montesinho - Observação da Atmosfera e Alterações Climáticas. No conjunto das iniciativas previstas para esta sexta feira vai ser também apresentado o programa do "Verão com Ciência IPB" e no final vai reunir-se um grupo de trabalho do Laboratório de Arte da Montanha Graça Morais.
Link:
Categorias: Eventos

Data de Publicação: 12/03/2020
Tendo em conta a situação da pandemia e face ao Plano de Contingência para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19) do IPB, avisa-se que foi cancelado o evento.
Anexos:
Programa

Data de Publicação: 06/03/2020
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vem por este meio convidá-lo(a) a participar nas II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES que terão lugar no próximo dia 20 de Março em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia.

Estas Jornadas, que se inserem nas comemorações do Dia Mundial da Água, pretendem ser uma plataforma de discussão e de divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana, contemplando um conjunto amplo de temas associados à sua importância como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

Programa: http://www.ipb.pt/files/202002200841.pdf

A participação é gratuita, no entanto é necessário fazer a inscrição até ao próximo dia 18 de março através do link: www.ipb.pt/go/q817

Este evento é realizado pelo IPB em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e a Ordem dos Engenheiros (OE) e conta com o apoio do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo assim como da marca Pedras Salgadas.



A comissão organizadora,

Carlos Balsa

Manuel Braz César

Mário Escudeiro


Em razão do Plano de Contingência do IPB para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19), informamos que as II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES foram adiadas para o próximo dia 5 de junho.

Este evento terá lugar à mesma em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, com o mesmo programa.

O IPB agradece a sua compreensão.

Data de Publicação: 02/03/2020
A atribuição do galardão de Património da Humanidade, pela UNESCO, aos Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde incrementou a notoriedade do local, aumentando a procura turística. Esta centralidade impôs novos desafios, no sentido de identificação de soluções, que visem um desenvolvimento integrado, em sintonia com a preservação dos valores patrimoniais, evitando um turismo disruptivo. Neste espectro, os novos paradigmas assentam em diálogos abertos, fomentando orientações específicas sobre a salvaguarda e o planeamento do património, visando um turismo sustentável, como um importante veículo para conservar e transmitir este património cultural de valor universal excecional.

Sessão por:
Nome: Bruno J. Navarro
Cargo:  Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque

Formação:
Doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em História Contemporânea, e  Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Objetivos gerais:
Perceber a importância da atribuição da chancela da UNESCO para a promoção de um destino turístico - O Vale do Côa.

Objetivos Específicos:
Compreender a importância do projeto cultural do Vale do Côa numa abordagem de destino turístico, tendo em vista a conservação do património e a capacitação dos vários agentes.
Perceber quais os desafios e os instrumentos de planeamento.
Perceber quais as ferramentas de avaliação da capacidade em termos da quantidade e tipologia de visitantes.

Público-Alvo: comunidade académica, dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários do setor do turismo.

Grande Auditório da EsACT
Dia 4 de Março de 2020
Das 14h30 às 16h00


Maio - 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
Junho - 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
Julho - 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt