Home
sSuporte.IPBMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Nota Importante: As notícias publicadas nesta página têm carácter informativo, não dispensando 
a consulta obrigatória do Aviso de Abertura relativo a cada concurso e da documentação de suporte
associada (legislação, orientações técnicas, orientações de gestão, etc.).

PROJETOS I&D+I – ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL (Aviso N.º12/C05-i03/2021)

Projetos de Investigação e Desenvolvimento e Inovação - I&D+I, no âmbito da Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria. Concurso está direcionado para candidaturas à Iniciativa Emblemática 1 – Alimentação Sustentável. Os projetos devem constituir-se como uma linha de atuação inovadora, através de uma nova abordagem que integra um conjunto vasto de instrumentos e apoios que visam promover a produção sustentável inovadora, assente diretamente na Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I&DI), como forma de alterar o perfil económico da economia portuguesa combinando, de uma forma mais direta, conhecimento, transferência de tecnologia e inovação para o setor e zonas rurais. Pretende-se, assim, estimular a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade, da dieta mediterrânica e a sensibilização dos consumidores e da população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e para o consumo de produtos de época e de carne de pequenos ruminantes autóctones. Os projetos a apoiar devem ser desenvolvidos no território nacional, devendo as entidades integrantes nas parcerias ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUT II. São elegíveis projetos que resultem de uma iniciativa registada na Bolsa de Iniciativas até ao dia 15 de abril de 2022. Para isso as iniciativas devem ser inscritas até ao dia 31 de março de 2022 pela Entidade Coordenadora. Cada entidade apenas poderá coordenar 1 candidatura ao presente Aviso.

Prazo: 29/04/2022

Para informação detalhada consultar o site: https://www.ifap.pt/prr-c05-candidaturas

 


PROJETOS I&D+I – UMA SÓ SAÚDE (Aviso 13/C05-i03/2021)

Projetos de Investigação e Desenvolvimento e Inovação - I&D+I, no âmbito da Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria. Concurso está direcionado para candidaturas à Iniciativa Emblemática 2 – Uma Só Saúde. Pretende-se estimular sinergias intersectoriais e a harmonização de abordagens, metodologias, processamento de dados e modelos para a avaliação, previsão, prevenção e gestão de riscos de origem animal, alimentar, resistência aos antimicrobianos (RAM) e outras ameaças emergentes, informando a tomada de decisão a vários níveis. A iniciativa visa, ainda, a formação e a sensibilização dos diferentes atores setoriais e da sociedade civil em geral para a implementação transversal do conceito de «uma só saúde». Os projetos a apoiar devem ser desenvolvidos no território nacional, devendo as entidades integrantes nas parcerias ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUT II. São elegíveis projetos que resultem de uma iniciativa registada na Bolsa de Iniciativas até ao dia 15 de setembro de 2022. Para isso as iniciativas devem ser inscritas até ao dia 01 de setembro de 2022 pela Entidade Coordenadora. Cada entidade apenas poderá coordenar 1 candidatura ao presente Aviso.

Prazo: 30/09/2022

Para informação detalhada consultar o site: https://www.ifap.pt/prr-c05-candidaturas

 


PROJETOS I&D+I – PROMOÇÃO DOS PRODUTOS AGROALIMENTARES PORTUGUESES (Aviso 15/C05-i03/2021)

Projetos de Investigação e Desenvolvimento e Inovação - I&D+I, no âmbito da Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria. Concurso direcionado para candidaturas à Iniciativa Emblemática 9 – Promoção dos produtos agroalimentares portugueses. Pretende-se estimular a inovação nos produtos agroalimentares portugueses, atendendo à novas tendências de consumo, com o objetivo de aumentar a notoriedade e a reputação dos produtos agroalimentares nacionais. As atividades de investigação e inovação a desenvolver nos planos de ação devem enquadrar-se na seguinte linha de ação: L.A. 9.5. Inovação: apoiar a inovação para a criação de novos produtos que correspondam às novas tendências de consumo, apoiar a inovação orientada para a exportação (desenvolvimento de novos produtos e conceitos para mercados específicos). Os projetos a apoiar devem ser desenvolvidos no território nacional, devendo as entidades integrantes nas parcerias ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUT II. São elegíveis projetos que resultem de uma iniciativa registada na Bolsa de Iniciativas até ao dia 15 de setembro de 2022. Para isso as iniciativas devem ser inscritas até ao dia 01 de setembro de 2022 pela Entidade Coordenadora. Cada entidade apenas poderá coordenar 1 candidatura ao presente Aviso.

Prazo: 30/09/2022

Para informação detalhada consultar o site: https://www.ifap.pt/prr-c05-candidaturas

 


European Food Safety Authority

São publicadas regularmente pela European Food Safety Authority calls e tenders para financiamento de atividades de I&I.

Prazo de candidatura: consultar site

Informação detalhada disponível no site: http://www.efsa.europa.eu/en/calls/art36grants

 


Prémio de Investigação FCT Santander Universidades para Jovens Docentes e Investigadores

O Prémio foi criado tendo em vista a promoção da investigação sobre os processos de ensino / aprendizagem das diversas matérias científicas e tecnológicas, no âmbito do protocolo celebrado a 4 de Dezembro de 2008 entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Banco Santander Totta.
Será atribuído anualmente e inclui a concessão de uma Bolsa de Investigação para a integração de um/a investigadora/a na equipa do/a premiado/a, acrescida de subsídio.
Destina-se a docentes e investigadores do ensino superior, em Portugal, que tenham obtido o doutoramento há menos de 10 anos até à data de abertura do concurso.

Informação detalhada em: http://www.fct.pt/apoios/premios/santander/



Programas Interreg - Bolsas de Ideias para Projetos

As bolsas de projetos são disponibilizadas, por forma a que os potenciais beneficiários possam dar a conhecer a sua ideia de projeto, procurar outros beneficiários ou propor a sua participação em algum projeto.

Informação detalhada em:
http://www.interreg-sudoe.eu/prt/projetos/bolsa-de-projetos
http://www.poctep.eu/pt-pt/2014-2020/bolsa-de-proyectos
http://www.atlanticarea.eu/project/partners




Concursos no Âmbito do Programa-Quadro "Horizonte 2020"

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

Poderá encontrar toda a informação atualizada relativa aos diversos programas e avisos de abertura de concursos no Portal do Participante.

Informação detalhada disponível no site: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/index.html



Prémios Horizonte 2020

Trata-se de um instrumento piloto de financiamento que pretende premiar o desenvolvimento da melhor solução para um problema tecnológico e societal previamente identificado.

As regras de cada concurso indicarão o que a solução de um projecto vencedor deve ser capaz de demonstrar, sem especificar os meios para lá chegar. Os candidatos têm total liberdade para avançar com a solução mais promissora e eficaz.


Para detalhes consultar pf. o seguinte site: http://ec.europa.eu/research/horizonprize/index.cfm



Japão: Programa JSPS Fellowship for Overseas Researchers

O Programa JSPS Fellowship for Overseas Researchers financia estadias de curta e média duração em instituições Japonesas a investigadores em diferentes fases da carreira (desde estudantes de doutoramento a professores universitários) e de todas as áreas científicas.

Em http://researchmap.jp/search/ estão acessíveis os contactos de alguns investigadores a desenvolver trabalho nas instituições japonesas, que poderá ser uma ajuda para encontrar a entidade parceira para estes projetos/ bolsas.

A data limite das candidaturas e as condições de participação dependem do tipo de mobilidade e encontram-se descritas em http://www.jsps.go.jp/english/e-fellow/index.html



Fundação MAVA

A Mava Foundation financia projetos na área do Desenvolvimento Sustentável – economia sustentável e preservação ambiental. Os projetos deverão estar alinhados com os objectivos da Fundação, designadamente, o apoio à conservação dos ecossistemas, a gestão sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento da comunidade de atores envolvida na protecção do ambiente.

A submissão de candidaturas está aberta em permanência.

Para detalhes consultar pf. o seguinte site: http://en.mava-foundation.org/


CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * Suporte.IPB