Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Nota Importante: As notícias publicadas nesta página têm carácter informativo, não dispensando 
a consulta obrigatória do Aviso de Abertura relativo a cada concurso e da documentação de suporte
associada (legislação, orientações técnicas, orientações de gestão, etc.).

Concurso P2020: SI IDT Empresarial - Programa de colaboração de investigação entre empresas e Instituições Politécnicas nacionais e europeias (AAC 12/SI/2020)

Encontra-se aberto concurso 
no âmbito do SI IDT Empresarial (Portugal 2020) para projetos de I&DT entre empresas e Instituições Politécnicas nacionais e europeias.

Os projetos a candidatar devem garantir a seguinte composição mínima para o consórcio:
1. Liderança de uma empresa portuguesa;
2. Participação de pelo menos duas entidades não empresariais nacionais do Sistema de I&I sediadas em Institutos Politécnicos.

Deve ser garantida a participação no projeto de pelo menos um grupo de investigação sediado num Instituto Politécnico europeu.

Serão considerados elegíveis dois tipos de projetos:
- Pequenos projetos de investigação industrial e de desenvolvimento experimental de carácter mais exploratório, visando o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, com um investimento total entre 200 e 300 mil euros;
- Projetos de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, visando o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, com um investimento total entre 800 mil e 1 milhão de euros.

As empresas participantes devem assegurar pelo menos 20% do investimento elegível.

As candidaturas (formulário e anexo técnico) devem obrigatoriamente ser apresentadas em língua inglesa.

Prazo de candidatura: 30/04/2020

Informação detalhada disponível no site: https://www.compete2020.gov.pt/Avisos/detalhe/AAC_12-SI-2020

 


Programa Gulbenkian Sustentabilidade

Está aberto concurso da Fundação Calouste Gulbenkian para projetos na área da Sustentabilidade - Justiça Intergeracional, Produção e Consumo Sustentáveis.

O Programa Gulbenkian Sustentabilidade pretende apoiar projetos que promovam o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com as gerações futuras, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.

Os projetos deverão contribuir de modo direto e mensurável para os seguintes objetivos:

- Assegurar que os interesses das gerações futuras são devidamente integrados nos processos de decisão atuais, através de propostas inovadoras de funcionamento das instituições e/ou de instrumentos de avaliação e divulgação do impacto das políticas públicas no longo-prazo;

- Reduzir a pegada ecológica dos sistemas de produção ao longo de toda a cadeia de valor através da inovação dos processos de produção e dos modelos de negócio e/ou da aquisição de novas competências profissionais;

- Promover padrões de consumo mais sustentáveis por parte da sociedade portuguesa através de ferramentas e metodologias inovadoras de sensibilização e de alteração efetiva de comportamentos.

As candidaturas podem ser submetidas a qualquer momento, até 31 de março de 2022, salvo alteração definida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Para informação detalhada consultar o site: https://gulbenkian.pt/grant/projetos-na-area-da-sustentabilidade/

 


European Food Safety Authority

São publicadas regularmente pela European Food Safety Authority calls e tenders para financiamento de atividades de I&I.

Prazo de candidatura: consultar site

Informação detalhada disponível no site: http://www.efsa.europa.eu/en/calls/art36grants

 


Prémio de Investigação FCT Santander Universidades para Jovens Docentes e Investigadores

O Prémio foi criado tendo em vista a promoção da investigação sobre os processos de ensino / aprendizagem das diversas matérias científicas e tecnológicas, no âmbito do protocolo celebrado a 4 de Dezembro de 2008 entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Banco Santander Totta.
Será atribuído anualmente e inclui a concessão de uma Bolsa de Investigação para a integração de um/a investigadora/a na equipa do/a premiado/a, acrescida de subsídio.
Destina-se a docentes e investigadores do ensino superior, em Portugal, que tenham obtido o doutoramento há menos de 10 anos até à data de abertura do concurso.

Informação detalhada em: http://www.fct.pt/apoios/premios/santander/



Programas Interreg - Bolsas de Ideias para Projetos

As bolsas de projetos são disponibilizadas, por forma a que os potenciais beneficiários possam dar a conhecer a sua ideia de projeto, procurar outros beneficiários ou propor a sua participação em algum projeto.

Informação detalhada em:
http://www.interreg-sudoe.eu/prt/projetos/bolsa-de-projetos
http://www.poctep.eu/pt-pt/2014-2020/bolsa-de-proyectos
http://www.atlanticarea.eu/project/partners




Concursos no Âmbito do Programa-Quadro "Horizonte 2020"

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

Poderá encontrar toda a informação atualizada relativa aos diversos programas e avisos de abertura de concursos no Portal do Participante.

Informação detalhada disponível no site: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/index.html



Prémios Horizonte 2020

Trata-se de um instrumento piloto de financiamento que pretende premiar o desenvolvimento da melhor solução para um problema tecnológico e societal previamente identificado.

As regras de cada concurso indicarão o que a solução de um projecto vencedor deve ser capaz de demonstrar, sem especificar os meios para lá chegar. Os candidatos têm total liberdade para avançar com a solução mais promissora e eficaz.


Para detalhes consultar pf. o seguinte site: http://ec.europa.eu/research/horizonprize/index.cfm



Japão: Programa JSPS Fellowship for Overseas Researchers

O Programa JSPS Fellowship for Overseas Researchers financia estadias de curta e média duração em instituições Japonesas a investigadores em diferentes fases da carreira (desde estudantes de doutoramento a professores universitários) e de todas as áreas científicas.

Em http://researchmap.jp/search/ estão acessíveis os contactos de alguns investigadores a desenvolver trabalho nas instituições japonesas, que poderá ser uma ajuda para encontrar a entidade parceira para estes projetos/ bolsas.

A data limite das candidaturas e as condições de participação dependem do tipo de mobilidade e encontram-se descritas em http://www.jsps.go.jp/english/e-fellow/index.html



Fundação MAVA

A Mava Foundation financia projetos na área do Desenvolvimento Sustentável – economia sustentável e preservação ambiental. Os projetos deverão estar alinhados com os objectivos da Fundação, designadamente, o apoio à conservação dos ecossistemas, a gestão sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento da comunidade de atores envolvida na protecção do ambiente.

A submissão de candidaturas está aberta em permanência.

Para detalhes consultar pf. o seguinte site: http://en.mava-foundation.org/



DAAD: Bolsas para Estadias de Investigadores Portugueses na Alemanha

A Embaixada da República Federal da Alemanha anunciou a abertura de concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses para a Alemanha, através do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).

Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:

- Bolsas de investigação para doutorandos e jovens cientistas;

- Estadias de investigação para professores do ensino superior e cientistas;

- Programa de novos convites a antigos bolseiros;

- Estadias de trabalho para Professores do Ensino Superior nas seguintes áreas: Arte, Música e Arquitetura;

- Viagens de Estudo e Estágios;

- Estágios para estudantes no ramo de Ciências Naturais e Engenharia como também Agri- e Silvicultura;

- Programas bilaterais do DAAD para bolsas de investigação e cooperação (PPP).

Os prazos para candidatura variam para cada modalidade (consultar pf. os sites indicados).

Os regulamentos e informações detalhadas para cada concurso estão disponíveis no site da Embaixada, e do DAAD.


CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt