PROCEDIMENTOS PARA A MOBILIDADE DE ESTUDANTES:
Candidatura:
A realização de um período de mobilidade no IPB por um estudante de outra Instituição de Ensino Superior (IES) impõe a existência de um acordo bilateral entre as duas instituições (consulte a página anterior para lista de protocolos de colaboração) e a definição de um contrato individual de estudos para cada estudante em mobilidade. O contrato individual de estudos estabelece as unidades curriculares que o estudante frequentará durante o seu período de mobilidade no IPB. Consulte o Guia ECTS do IPB para obter toda a informação sobre os cursos e as unidades curriculares disponíveis. Em Portugal, o 1º semestre tem início em setembro e o 2º semestre em março. O estabelecimento do contrato de estudos é efetuado entre o estudante e os gabinetes institucionais das duas instituições. O estudante interessado em efetuar um período de mobilidade no IPB deverá procurar o gabinete responsável por este programa na sua instituição de origem.
Documentação a enviar após seleção:
Após a sua seleção pela instituição de origem, o estudante ou o gabinete responsável da sua instituição de origem deverá contactar o Gabinete de Relações Internacionais do IPB, enviando:
a) O contrato de estudos (Learning Agreement), devidamente preenchido;
b) 1 Fotografia do estudante;
c) 1 Fotocópia do cartão de identificação ou passaporte;
Antes da chegada ao IPB. Alojamento e seguro de saúde:
O IPB não possui residências para estudantes em mobilidade internacional. No entanto, a obtenção de alojamento em Bragança e Mirandela é fácil e a um preço reduzido. Ambas as cidades possuem um parque habitacional moderno e disponível para arrendamento a preços bastante competitivos. É possível alugar um quarto individual com casa de banho privativa por cerca de 120 Euros por mês. Este valor é frequentemente menor na situação de quarto partilhado ou quando vários estudantes decidem, em conjunto, alugar um apartamento. Após a confirmação do período de mobilidade, os estudantes deverão contactar de imediato o Gabinete de Relações Internacionais que os ajudará na obtenção de alojamento. O IPB possui também uma Associação de Apoio ao Aluno Estrangeiro que desempenha um papel fundamental na integração do estudante em mobilidade e complementa o serviço prestado pelo GRI. Esta associação presta apoio na obtenção de alojamento em Bragança. Os estudantes interessados poderão contactar a Associação através de correio electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e da página Web em www.erasmus.embraganca.info. O estudante em mobilidade deverá possuir a cobertura pessoal de um seguro de saúde válido em Portugal.
À chegada ao IPB:
A chegada dos estudantes a Bragança e Mirandela deverá ser acordada com o GRI, Coordenadores de Mobilidade das Escolas ou Associação de Apoio ao Aluno Estrangeiro. Após a chegada, os estudantes deverão dirigir-se ao GRI a fim de tratarem dos assuntos essenciais ao início da sua estadia no IPB, nomeadamente:
a) Receberem a Caderneta de Estudante do IPB;
b) Receberem um conjunto de informações úteis para a sua estadia no IPB, incluindo o acesso aos recursos informáticos e bibliotecários da instituição;
c) Procederem ao envio do certificado de chegada à sua IES de origem.
Antes da partida do IPB:
No término do período de mobilidade e antes de voltar à sua instituição de origem, o estudante deverá dirigir-se ao GRI para:
a) Entregar a Caderneta de Estudante do IPB;
b) Receber o certificado de estadia;
Posteriormente, o GRI enviará o Boletim de Registo Académico do estudante (Transcript of Records) à IES de origem.
Para o esclarecimento de dúvidas adicionais, referentes ao estabelecimento do acordo de estudos e à estadia no IPB, deverá contactar o Gabinete de Relações Internacionais e os Coordenadores de Mobilidade de cada Escola do IPB (ver Contactos):