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Consulte os calendários académicos do IPB: Calendário de Candidaturas, Matrículas, Solicitação de Processos de Creditação e de Estatutos

Informações úteis sobre matrículas e inscrições:

1. Matrícula/inscrição aos balcões dos Serviços Académicos do IPB (novos alunos):
A matrícula/inscrição dos novos alunos é efetuada aos balcões dos Serviços Académicos e envolve todos os alunos que farão a 1ª inscrição no IPB (ou reingresso), qualquer que seja o seu tipo de curso (CTeSP's, licenciaturas e mestrados) e a sua forma de ingresso (concursos locais ou concurso nacional de acesso).
Consulte, nesta página, a opção Informação académica / Propinas e emolumentos para informação sobre o regime de propinas praticado no IPB (regimes, prestações e respostas a perguntas frequentes).
Documentos necessários à matrícula/inscrição dos novos alunos:
- Fotocópia do Bilhete de Identidade;
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte;
- Boletim individual de saúde com vacina antitetânica válida;
- Pré-requisitos, quando exigidos para o acesso a ciclos de estudos de licenciatura (todas as licenciaturas da Escola Superior de Saúde de Bragança - Pré-requisitos do Grupo A );

Local das matrículas:
- Direção Bragança pela autoestrada A4 (recentemente concluída);
- Ver mapa
Mapa

2. Matrícula/inscrição via internet (renovação de matrícula):
A renovação da matrícula/inscrição dos alunos do IPB é efetuada via internet, acedendo aos serviços on-line disponíveis na página Web dos Serviços Académicos. Os alunos que não têm a sua conta de e-mail ativa (Webmail do IPB) deverão obtê-la em https://myconfig.ccom.ipb.pt/conta/activar/.
Todos os alunos que realizarem a matrícula/inscrição via internet efetuarão os correspondentes pagamentos de taxa de matrícula e propina por Multibanco. No ato da inscrição, serão disponibilizadas as referências Multibanco que deverão imprimir. Poderão efetuar o pagamento em qualquer terminal Multibanco até ao dia 5 de cada mês.
O IPB faculta aos seus estudantes a inscrição e frequência em regime de tempo integral ou parcial em todos os seus cursos de especialização tecnológica e ciclos de estudos de licenciatura e mestrado. Consulte, nesta página, a opção Informação académica / Propinas e emolumentos para informação sobre o regime de propinas praticado no IPB (regimes, prestações e respostas a perguntas frequentes).
Para resolução de qualquer anomalia detetada durante a matrícula, deverá contactar os Serviços Académicos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou os Serviços de Informática do IPB (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Todos os alunos deverão fazer entrega nos Serviços Académicos da renovação de documentos, nomeadamente, renovação do Bilhete de Identidade e boletim individual de saúde com vacina antitetânica válida.

Outras informações:

Declarações:
As declarações de matrícula/inscrição poderão ser solicitadas aos balcões dos Serviços Académicos após realização da matrícula/inscrição e sua validação.

Estatutos:
Se pretender beneficiar de algum estatuto (trabalhador-estudante, Decreto-Lei n.º 358/70 ou outro) deve entregar, nos Serviços Académicos e dentro dos prazos estipulados, a documentação necessária.

Documentação necessária para atribuição do estatuto de trabalhador-estudante:
- Declaração da entidade patronal;
- Declaração da Segurança Social;
- No caso de desemprego involuntário, devem entregar declaração da Segurança Social comprovando a sua situação.

Documentação necessária para isenção de pagamento de propina, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 358/70:
- Declaração emitida pelo estabelecimento militar;
- Requerimento fundamentando estar em condições de reclamar do combatente o dever de este prover ao sustento e educação do aluno;
- Declaração de IRS ou Declaração negativa de IRS.

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Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt