Home
suporte@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Ciência Viva no Laboratório 2019

 Atividades   Mais informações  


Biociências e Biotecnologias


Bee-defensive: as armas químicas de defesa das abelhas

Descrição: As abelhas são pequenos insetos mas todos lhe reconhecem a capacidade de defesa. Pois, para além do ferrão que todos receamos, possuem muitas outras armas químicas para combater as invasões da colónia. Neste estágio terás de enfrentar os milhares de abelhas de uma colónia através de uma visita ao apiário onde daremos uma espreitadela na organização da colmeia e podemos recolher algumas amostras das suas armas químicas, a própolis e o veneno (sem ser ferroado, claro)!
Tu, para além de enfrentares uma colmeia (devidamente equipado) irás avaliar no laboratório as características físicas e químicas dessas armas utilizando técnicas de extração de compostos fenólicos e técnicas espectrofotométricas de identificação dos extratos.
Candidata-te se tens coragem...e curiosidade!
Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Laboratório de Química e Bioquímica Aplicada e no Apiário da Quinta do Poulão do Centro de Investigação de Montanha.

Observações: Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório (confortável e fechado), bem como botas para uma deslocação ao apiário.
Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alguns candidatos selecionados e afastados do local de habitação.

Coordenador do estágio: Miguel Vilas Boas

Outros Investigadores: Soraia Isabel Domingues Marcos Falcão

Número de vagas: 2

Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º e 12º anos

Área vocacional: Química/ Biologia

Local de estágio: ESA-CIMO







CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 / (+351) 273 331 570 - Fax: (+351) 273 325 405 * E-mail: suporte@ipb.pt