Descrição: Além de fortalecer o corpo, a escalada desenvolve a concentração, a resolução de problemas, a confiança e as competências sociais. Ao enfrentar e superar desafios, os jovens aprendem a ser resilientes e persistentes, desenvolvendo competências valiosas para a vida. Portanto, incentivar a prática de escalada pode ser extremamente benéfico para o crescimento e o desenvolvimento integral dos jovens.
A Escalada define-se como uma progressão onde é necessário superar um obstáculo eminentemente vertical, com possível risco de queda, nos diferentes tipos de terreno. Os obstáculos a suplantar poderão ser: uma falésia junto ao mar ou rio, uma parede nos himalaias, numa parede de um prédio na cidade ou simplesmente num rocódromo (estrutura artificial para a prática de escalada). Na escalada usamos duas técnicas de progressão escalada livre ou escalada artificial. Na primeira, o material que é utilizado serve unicamente para proteger o escalador de uma possível queda, na segunda, o material além de proteger o escalador serve também para ajudar na progressão. Os conteúdos a abordar serão: Escalada - conhecimentos básicos; Equipamento; Encordoamento; Segurança em top rope; Regra dos 3 apoios; Localização / controlo do centro de massa; Movimentos Reversíveis (destrepar).
Observações: Os alunos deverão trazer fato de treino/calções e sapatilhas.
Coordenador do estágio: Antínio Miguel Monteiro.
Outros investigadores: Diana Teixeira e Sofia Pereira.
Número de vagas: 10.
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.
Área vocacional: Desporto.
Local de estágio: Parede de Escalada da Escola Superior de Educação.