Descrição:
1. Para que os ovos estejam em condições de consumo, devem ser bem conservados durante o período de armazenamento e comercialização de forma a evitar a perda de qualidade nutritiva. Esta perda de qualidade deve-se ao processo de perda de água e dióxido de carbono que começa assim que o ovo é posto e entra em contato com o ambiente.
2. Para que a qualidade interna do ovo seja medida, são analisados vários parâmetros, entre os quais, a densidade, Unidade Haugh, percentagens de gema, clara e ph da gema e do albúmen. A unidade Haugh necessita da altura do albúmen denso para ser calculada, dado que, com o aumento do período de armazenamento, o albúmen denso tornar-se mais liquido (menos viscoso), razão pela qual, este é o parâmetro mais utilizado para medir a qualidade do albúmen.
3. Nesta atividade pretende-se, sensibilizar os alunos para a importância da aprendizagem de alguns dos parâmetros de avaliação da qualidade interna dos ovos e a sua relação com a frescura dos mesmos. Adicionalmente, procura-se promover o aumento do consumo do ovo na dieta alimentar de crianças e/ou adultos.
Responsável pela Atividade: Sância Pires
Monitores: Luís Durão
Local da Atividade: Laboratório de Patologia Apícola (a funcionar nas Estufas da Escola Superior Agrária do IPB)
Disponibilidades: 10h30 às 11h30 - 14:00 às 15:00