Descrição:
- Comportamento dos Solos numa Simulação Sísmica;
Os efeitos devastadores dos sismos são por demais evidentes, mediante os relatos e imagens divulgados após a ocorrência dessas catástrofes. A experiência a realizar pretende ilustrar o efeito de um sismo, em que os terrenos perdem a sua resistência, as fundações neles implantadas colapsam originando a ruína dos edifícios, e em que as estruturas anteriormente enterradas flutuam.
- Superfícies de Rotura (Muros de Suporte e Fundações Superficiais);
A ocorrência de problemas de estabilidade em estruturas de suporte e em fundações superficiais envolve as chamadas superfícies de rotura, ou seja, superfícies ao longo das quais os solos sofrem deslizamentos. No laboratório são visíveis essas superfícies de deslizamento, mediante o movimento ocorrido em filamentos cilíndricos que simulam o solo.
- Escoamentos em solos (Barragens de Terra e Escavações Suportadas).
Os solos são constituídos por partículas sólidas com espaços vazios entre si, através dos quais é possível o movimento da água. Este movimento pode originar problemas de instabilidade na massa de solo provocando roturas catastróficas. A experiência a realizar permite a visualização do movimento da água através do solo mediante a utilização de um corante líquido.
Responsável pela Atividade: António Miguel Paula e Hermínia Morais.
Local da Atividade: Laboratório de Geotecnia.
Disponibilidades: 09h00 às 12h00 - 14h00 às 17h00