Descrição:
As abelhas são engenhosas fabricantes de produtos especiais. O seu sucesso no reino animal advém do potencial dos seus produtos, relacionados com a sua composição, tanto os sintetizados por elas, como o veneno de abelha, a geleia real ou a cera de abelha, quer os recolhidos a partir de fontes naturais e processados ​​pelas abelhas, como o mel, própolis, pólen ou pão de abelha.
Os produtos apícolas têm sido amplamente utilizados na medicina desde os tempos antigos e recentemente ganharam popularidade em todo o mundo como ingredientes importantes de alimentos saudáveis ​​e cosméticos. Diversas atividades biológicas foram descritas nos produtos apícolas, com vários estudos dedicados às propriedades terapêuticas, nutracêuticas, farmacêuticas e cosméticas.
O conhecimento dos produtos apícolas e o desenvolvimento de aplicações inovadoras são essenciais para a obtenção de novos produtos sustentáveis ​​de valor acrescentado, que façam crescer o setor económico associado à apicultura, contribuindo para a promoção dos ecossistemas e biodiversidade.
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer os diferentes produtos da colmeia, como o mel, a própolis, o pólen, o pão de abelha e o veneno, as suas potencialidades na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética e avaliar no laboratório algumas das suas propriedades.
Responsável pela Atividade: Soraia Falcão, Mariline Borges, Kheira Moufida Mouffok
Local da Atividade: Centro de Investigação de Montanha
Disponibilidades: 09h00 às 12h00