Descrição: Os Métodos Instrumentais de Análise ocupam atualmente uma posição de destaque em qualquer laboratório de análises. Estes métodos são amplamente utilizados em todo o mundo nos mais diversos setores: análises forenses, análises de controlo anti-doping, análises clínicas, análises de controlo de qualidade alimentar ou análise de efluentes industriais.
No estágio proposto os participantes terão oportunidade de trabalhar com equipamentos sofisticados de métodos instrumentais de análise e de experimentarem alguns dos métodos através da análise de amostras do dia-a-dia. Os trabalhos laboratoriais propostos incluem a quantificação da cafeína numa amostra de café por cromatografia líquida; a quantificação do 1-propanol presente no uísque por cromatografia gasosa; o doseamento da matéria ativa num comprimido de aspirina comercial por titulação potenciométrica e o doseamento do flúor na pasta dentífrica utilizando um elétrodo seletivo de iões.
Observações: Os alunos devem trazer bata.
O estágio contempla refeições e alojamento para todos os alunos.
Os Estágios compreendem duas componentes (ambas obrigatórias):
1. Um trabalho de natureza técnico-científica que ocupará os jovens numa parte do dia (tarde do 1º dia e manhãs dos restantes – 9h30min às 12h30min);
2. Um conjunto de atividades complementares (tardes) de natureza sociocultural, de lazer e entretenimento (Desporto, visitas a museus, áreas protegidas, .....).
Coordenador do estágio: António Ribeiro.
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º e 12º anos
Área vocacional: Ciências
Local de estágio: Escola Superior de Tecnologia e Gestão.