Marketing Turístico
Diploma conferido
Mestrado em Marketing Turístico. Título de Mestre.Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.
Requisitos da qualificação e regulamentos
3 Semestres curriculares (1,5 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 90 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final de 30 créditos..
Perfil do programa de estudos
Transmitir um conjunto de competências técnico-científicas que permitam alavancar o exercício da atividade na área do marketing turístico ao nível empresarial, organizacional e científico.Fomentar uma atitude proactiva e crítica relativa às componentes estratégicas e operacionais do marketing turístico capacitando os alunos para a deteção de oportunidades e desenvolvimento de propostas inovadoras capazes de lhes dar resposta. Dar a conhecer as melhores práticas de marketing turístico bem como os mais atuais desenvolvimentos teóricos da área. Capacitar os alunos para a investigação científica. Turismo e Marketing
Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Marketing Turístico é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Para concluir a qualificação, o estudantes terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
O curso de mestrado em Marketing Turístico é orientado a recém diplomados em turismo, gestão ou marketing , quadros da administração pública e profissionais a exercerem atividade privada com ligação ao sector económico do turismo e que identifiquem nesta formação uma oportunidade para acrescentar conhecimento e competências às suas formações de base, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, em consonância com as dinâmicas civilizacionais que caracterizam os dias de hoje. A formação é vocacionada para posições executivas de empresas do sector turístico, lazer ou marketing, para gestores de projetos turísticos de forma individual ou parceria, para a promoção turística de destinos ou produtos.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao DiplomaRequisitos de graduação
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.
Regime de estudos
Tempo inteiroDiretor de Curso
Ricardo Alexandre Fontes Correia ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Ciências Sociais | CS | 6.0 | 0.0 |
Informática | Inf. | 6.0 | 0.0 |
Marketing | Mkt | 12.0 | 0.0 |
Turismo | Tur | 66.0 | 0.0 |
Total | 90.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 5048-586-1101-00-24 | Comportamento do Consumidor Turístico | Mkt | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 5048-586-1102-00-24 | Marketing em Organizações Turísticas | Tur | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 5048-586-1103-00-24 | Metodologia de investigação | CS | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 5048-586-1104-00-24 | Internacionalização em Turismo | Tur | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 5048-586-1201-00-23 | Comunicação em Turismo | Mkt | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 5048-586-1202-00-23 | Inovação em Turismo | Tur | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 5048-586-1203-00-23 | Marketing Digital aplicado ao Turismo | Inf. | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 5048-586-1204-00-23 | Seminário | Tur | 18.0 |
2 | 1 | Semestral | 5048-586-2101-00-23 | Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio | Tur | 30.0 |
Acreditação/Registo
Com Acreditação prévia em 2015 | Limite de vagas fixado: 15Registo inicial: R/A-Cr 107/2015 de 16-07-2015