Centro de Exames de Português - Centro de Línguas da ESEB-IPB
O Centro de Línguas do IPB é agora Centro de Exames autorizado para realizar e certificar os exames de Português Língua Estrangeira (PLE).
Cada exame corresponde a um certificado ou diploma que são reconhecidos internacionalmente, de acordo com as normas da Associação ALTE (Association of Language Testers in Europe).
O Centro de Línguas do IPB realiza estes exames em associação com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CAPLE).

CENTRO DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
O Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira - CAPLE - é, desde 31 de março de 2015, uma Unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dotada de autonomia científica e desenvolvendo a sua atividade nos domínios da avaliação e da certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE), da formação e da investigação relevantes para aqueles domínios, reconhecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação,e pelo Ministério da Administração Interna, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Destinatários dos exames:
Os exames de PLE do CAPLE podem ser realizados por quem não tem o português como língua materna e queira comprovar, para fins educativos, profissionais ou outros, a sua competência em português, nos termos reconhecidos por cada certificado ou diploma.
Aos exames não escolares podem candidatar-se pessoas com mais de 16 anos de idade que se considerem preparadas para realizar o exame que selecionarem, independentemente da forma como adquiriram o PLE e do local onde o tenham feito.