CANDIDATURAS ABERTAS
Já pensou em estudar em Portugal?
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição de ensino superior pública portuguesa e oferece condições únicas para estudantes internacionais, em particular, os estudantes brasileiros que terminaram o Ensino Médio e realizaram o ENEM.
Conheça as principais razões que vai fazer você escolher o IPB!
O IPB num minuto:
Qualidade de ensino e pesquisa:
A oferta formativa do IPB é constituída por cerca de uma centena de ciclos de estudo, incluindo cursos de graduação e pós-graduação (mestrado), todos de acordo com as normas da União Europeia (Processo de Bolonha).
O IPB possui o corpo docente mais qualificado do sistema de ensino superior politécnico em Portugal, com mais de 90% de professores doutorados. O IPB é parte integrante do sistema nacional de ciência e tecnologia, através da existência de laboratórios e centros de pesquisa avançada avaliados com a classificação máxima de “Excelente”. O IPB é membro fundador do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de projetos de cooperação com empresas inovadoras e de base tecnológica.
O IPB apresenta indicadores de impacto e excelência da sua produção científica e pesquisa aplicada: de acordo com o ranking mundial de 2021, elaborado pelo SCImago Research Group, o IPB é a instituição de ensino superior portuguesa que apresenta indicadores mais elevados em impacto normalizado e taxas de liderança e excelência.
A avaliação U-Multirank, um ranking internacional de instituições de ensino superior, coloca igualmente o IPB no top-10 das instituições portuguesas no que respeita à pesquisa, transferência de conhecimento, internacionalização e impacto regional.
O Shangai Ranking e o Clarivate Analythics Highly Cited Researchers, dois restritos rankings mundiais, fazem igualmente claro destaque ao IPB e aos seus pesquisadores.
Comunidade e reconhecimento internacional:
No IPB você vai encontrar estudantes de todo mundo. Um verdadeiro ambiente internacional e multicultural: 10000 estudantes, dos quais 3600 são estudantes internacionais de 70 nacionalidades diferentes; mais de 1000 estudantes e docentes em mobilidade europeia e mundial todos os anos letivos; e 1 milhão de Euros anuais para também você ter a oportunidade de efetuar uma mobilidade Erasmus num outro parceiro europeu do IPB. Todas as estruturas de apoio institucionais e associações de estudantes, incluindo uma associação de apoio ao estudante estrangeiro e a associação dos estudantes brasileiros do IPB. Estudar no IPB representa uma oportunidade única de formação em contexto internacional e uma mais-valia para uma boa empregabilidade.
Quantidade e também qualidade! O IPB possui o Selo ECTS (ECTS Label), atribuído pela Comissão Europeia, que premeia a qualidade da informação sobre a oferta formativa e a gestão da mobilidade de estudantes no âmbito do Espaço Europeu de Ensino Superior. E possui igualmente o Selo do Suplemento ao Diploma (DS Label), distinguindo a qualidade dos diplomas, promovendo a transparência e facilitando a mobilidade e a empregabilidade internacional.
Qualidade de vida a baixo custo:
Num estudo recente a nível europeu, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida, obtendo as pontuações mais elevadas nos campos da habitação, da segurança e da qualidade do meio ambiente. Bragança e Mirandela oferecem um ambiente histórico e cultural aos seus alunos (cinema, teatro, música, dança, museus, bibliotecas). A região envolvente tem um vasto património histórico-cultural e ambiental, com os Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional, a Área Protegida do Azibo, o Parque Natural de Sanabria (em Espanha) e a Região Vinhateira do Alto Douro, Património da Humanidade da UNESCO.
Os campus do Instituto encontram-se localizados nos centros das cidades, sem necessidade de recurso a transportes. Bragança e Mirandela possuem um parque habitacional moderno e disponível para aluguer a preços muito competitivos (130-160 EUR mensais por um quarto individual; 100-120 EUR por um quarto partilhado). A qualidade e o baixo custo de vida são complementados pelo valor da anuidade praticada no IPB, o mais baixo de todo o sistema de ensino superior português para estudantes internacionais.
Mais IPB: o IPB em menos de 5 minutos:
A voz da comunidade académica internacional do IPB:
Você não irá sentir-se sozinho no IPB! Ouça a recente reportagem da TSF (uma das principais rádios de Portugal) que nos leva à descoberta do Politécnico de Bragança, onde estuda e vive a maior comunidade de estudantes estrangeiros em Portugal. "Mundo Novo" é uma reportagem dos jornalistas Afonso de Sousa e Joaquim Dias.