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Informações úteis sobre matrículas e inscrições:

1. Matrícula/inscrição para os novos alunos do IPB:
As matrículas/inscrições são exclusivamente on-line.


2. Matrícula/inscrição via internet (renovação de matrícula):
A renovação da matrícula/inscrição dos alunos do IPB é efetuada via internet, acedendo aos serviços on-line disponíveis na página Web dos Serviços Académicos. Os alunos que não têm a sua conta de e-mail ativa (Webmail do IPB) deverão obtê-la em https://myconfig.ccom.ipb.pt/conta/activar/.
Todos os alunos que realizarem a matrícula/inscrição via internet efetuarão os correspondentes pagamentos das propinas por Multibanco. Poderão efetuar o pagamento em qualquer terminal Multibanco até ao dia 7 de cada mês.
O IPB faculta aos seus estudantes a inscrição e frequência em regime de tempo integral ou parcial em todos os seus cursos de especialização tecnológica e ciclos de estudos de licenciatura e mestrado. Consulte, nesta página, a opção Informação académica / Propinas e emolumentos para informação sobre o regime de propinas praticado no IPB (regimes, prestações e respostas a perguntas frequentes).
Para resolução de qualquer anomalia detetada durante a matrícula, deverá contactar os Serviços Académicos (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) ou os Serviços de Informática do IPB (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).
Todos os alunos deverão fazer entrega nos Serviços Académicos de documentos que tenham sido objeto de qualquer renovação, nomeadamente,  Cartão de Cidadão/Passaporte e boletim individual de saúde com vacina antitetânica válida.

Outras informações:

Declarações:
As declarações de matrícula/inscrição deverão ser solicitadas on-line, após a realização da matrícula/inscrição e sua validação.

Estatutos:
Se pretender beneficiar de algum estatuto (trabalhador-estudante, Decreto-Lei n.º 358/70 ou outro) deve submeter, em online.ipb.pt, e dentro dos prazos estipulados, a documentação necessária. Em alternativa, poderá entregar a documentação ao balcão dos Serviços Académicos ou enviá-la por correio.

Documentação necessária para atribuição do estatuto de trabalhador-estudante:
- Declaração da entidade patronal;
- Declaração da Segurança Social;
- No caso de desemprego involuntário, devem entregar declaração da Segurança Social comprovando a sua situação.

Documentação necessária para isenção de pagamento de propina, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 358/70:
- Declaração emitida pelo estabelecimento militar;
- Requerimento fundamentando estar em condições de reclamar do combatente o dever de este prover ao sustento e educação do aluno;
- Declaração de IRS ou Declaração negativa de IRS.

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