Home
Suporte.IPBMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa
 

Semana Ciência e Tecnologia

 Atividades  


Artes


O livro ilustrado como artefacto estético

Descrição

O livro é, antes de tudo, um espaço físico no qual se produz um encontro entre autor e leitor (Petit, 2015). Um livro com mecânica tridimensional representa uma mudança na dinâmica entre leitor, textos e ilustrações, promovendo novas experiências e perspetivas, uma vez que a introdução da tatilidade, do elemento surpresa e do movimento contribuem para uma experiência de aprendizagem mais efetiva e memorável, ao combinar mãos e olhos, ação e reação, descoberta e desejo. A interação coloca o leitor como ator do livro, aproximando-o do lúdico e possibilitando sua participação como descobridor de respostas e enigmas.
De entre a vasta oferta editorial de livros para as crianças, os livros-brinquedo (livros pull-the-tab, pop-up, livros-concertina, livros às tiras ou mix and match, livros-fantoche, entre outros são potencialmente capazes de incitar exercícios sensoriais ricos e diversificados (possuindo, sons, texturas, etc). Estes livros desafiam, de facto, as crianças em termos de manipulação e leitura e devido a uma composição visual dominante torna-se possível a aproximação aos pré-leitores, que ainda não dominam o código linguístico. Estes livros são: “uma produção do mercado de literatura infantil, que compreende livros destinados a brincadeiras, conhecidos como “livros-vivos” (Parreiras, 2006, pp. 24-25).
Com o livro-objeto, como o álbum pop-up, o mediador de leitura predisposto e preparado para iniciar a criança na leitura literária, sabe que é pelo lado lúdico e do prazer, ou partindo daquilo com que a criança sente alguma afinidade que se pode ir mais longe. “Se a criança já sabe o que é um livro, ao pegar num livro-objeto, que não é bem um livro nem bem um brinquedo, começa a perceber que, com a leitura, o leitor pode usar o que ali está e o “que o autor quis dizer” - e usá-lo para fazer uma brincadeira muito sua, inventando a partir do que ali está, do que já conhece ou do que quer saber sobre o que estranha.” (Pereira, 2017, p.132).

 

Responsável pela Atividade: Carla Guerreiro

Local da Atividade: sala 1.2-ESEB-14.00

Disponibilidades: 24/11/2023 das 14h00 às 17h00;
                              



O livro ilustrado como artefacto estético 




CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 - Fax: (+351) 273 325 405 * Suporte.IPB