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Ciências Empresariais


Apanha o criminoso!

Descrição: Nesta atividade pretende-se que as equipas de quatro elementos (máximo 5 equipas) conheçam a escola e contactem com várias áreas do saber. Para isso, é pedido que encontrem um criminoso. 

Inicialmente as equipas são reunidas numa sala onde lhes é explicada a planta da escola e onde é feito o briefing do crime. Explica-se que ocorreu um crime e que há quatro suspeitos (Ana, Benedita, Cláudio, Daniel). Estes suspeitos foram interrogados pela polícia e já prestaram as declarações. As equipas recebem parte das declarações dos suspeitos e  têm de verificar cada uma delas para conseguir identificar o criminoso e vencer o jogo (o prémio será merchandising do IPB).

Cada equipa recebe a primeira pista, sendo as pistas diferentes para cada equipa para iniciarem em salas distintas e não terem os mesmos resultados. Por exemplo: equipa vermelha:

Pista 1: A Ana afirou que era impossível ter cometido o crime dado que se encontrava nesse momento a visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), situado em Foz Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, conforme as coordenadas exatas registadas no seu telemóvel. Devem dirigir-se à sala A0.05 onde decorre a aula de itinerários turísticos (Turismo) e pedir ao docente que explique o que é o centro e quais as suas coordenadas exatas. Devem registar as coordenadas no cartão da pista 1.

O docente fornece a pista 2.

Pista 2: A Benedita afirmou que não poderia ter cometido o crime porque estava online a realizar um queixa contra uma empresa por ter o seu tablet de abril de 2021 avariado e a empresa não aceitar que estava dentro da garantia. Disse que demorou xx minutos a realizar a queixa. Dirija-se à sala A0.12 onde decorre a aula de direito do consumo (Solicitadoria). Pergunte qual o direito de garantia neste caso e peça para preencher uma queixa online, registe o tempo que demora a realizar a queixa.

O docente deve entregar a pista 3.

Pista 3: O Cláudia afirmou que não poderia ter cometido o crime porque estava a tomar café com um colega conforme a foto que tinha que indicava a hora. Dirija-se à sala A0.013 onde decorre a aula de laboratório de animação (Multimédia) e peça ao docente que faça uma foto/animação onde aparece com um café e com a hora exata. (esta atividade ainda não está bem definida dado que é necessário adaptar ao que o docente da UC considerar mais adequado). Registe a foto com o telemóvel.

O docente deve entregar a pista 4

Pista 4: O Daniel afirma que não poderia ter cometido o crime porque estava a analisar um vídeo publicitário que os seus colaboradores tinham produzido e que tinha demorado muito tempo a detetar XX erros. Dirija-se à sala A0.07 onde decorre a aula de publicidade e relações públicas. O docente vai explicar o que é um vídeo publicitário e vão visualizar um. Com a ajuda dos alunos em aula vão identificar os erros que estão no vídeo. Registe o número de erros no cartão. Dirija-se à sala do briefing.

Conforme as equipas vão chegando à sala, vão recebendo o respetivo relatório da polícia com as afirmações dos suspeitos. Os elementos da equipa vermelha quando compararem as afirmações com os resultados que obtiveram (p.ex. as coordenadas, o tempo que demora a queixa, ou o número de erros), vão saber quem está a mentir e identificar o criminoso. Quando identificam corretamente o criminoso ganham o jogo.

Nota 1: Esta atividade ainda está a ser afinada em termos de atividades em sala de aula proque é necessário a colaboração de quatro docentes e é necessário adequar a atividade em sala de aula com a matéria lecionada e de forma interessante para os visitantes. 

Nota 2: Não percebi a questão da fotografia.


Responsável pela Atividade: Joana Fernandes

Local da Atividade: EsACT

Disponibilidades: 09h00 às 12h00







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