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Pós-Graduação em Investigação Aplicada


Diploma conferido
Ramo: Ciências Agrárias
Pós-graduação em Investigação Aplicada (15, 30, 45 ou 60 créditos ECTS), nos ramos de: Ciências Agrárias; Ciências da Educação; Ciências da Saúde; Comunicação, Administração e Turismo; Tecnologia e Gestão.

Ramo: Ciências da Educação
Pós-graduação em Investigação Aplicada, ramo Ciências da Educação (15 créditos ECTS).

Ramo: Ciências da Saúde
Pós-graduação em Investigação Aplicada, ramo Ciências da Saúde (15 créditos ECTS).

Ramo: Comunicação, Administração e Turismo
Pós-graduação em Investigação Aplicada, ramo Comunicação, Administração e Turismo (15 créditos ECTS).

Ramo: Tecnologia e Gestão
Pós-graduação em Investigação Aplicada, ramo Tecnologia e Gestão (15 créditos ECTS).

Nível da qualificação
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Requisitos de Acesso
Podem requerer o ingresso no curso de pós-graduação:
a) os titulares do grau de licenciado ou superior ou equivalente legal;
b) os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos ou superior, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado ou superior pelo Conselho Técnico-Científico de uma das Escolas que confere o curso de pós-graduação;
d) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso de pós-graduação pelo Conselho Técnico‑Científico de uma das Escolas que confere o respetivo curso.

Creditação das aprendizagens prévias
Não aplicável.

Requisitos da qualificação e regulamentos
Ramo: Ciências Agrárias
O número de créditos do ECTS necessário à obtenção do diploma do curso de pós-graduação em Investigação Aplicada é de 15, 30, 45 ou 60, concretizáveis em 1, 2, 3 ou 4 trimestres letivos, respetivamente, correspondendo 1 crédito a 27 horas. Um semestre letivo corresponde a dois trimestres letivos e um ano letivo corresponde a quatro trimestres letivos. Cada trimestre letivo é concretizável em 10 semanas de trabalho a tempo integral.
Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).

Ramo: Ciências da Educação
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Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).

Ramo: Ciências da Saúde
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Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).

Ramo: Comunicação, Administração e Turismo
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Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).

Ramo: Tecnologia e Gestão
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Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).


Perfil do programa de estudos
Ramo: Ciências Agrárias
Inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação e a aquisição de um conjunto de competências transversais (20% das horas totais de trabalho) sob orientação de um supervisor.
O projeto de investigação deve assegurar a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza predominantemente científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Os estudantes devem adquirir formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais, incluindo competências pedagógicas, competências em inovação, competências em gestão e divulgação de ciência e tecnologia e competências de formação, de acordo com a Tabela 2 do regulamento do programa, validadas ou a validar pelos órgãos técnico-científicos do IPB e concretizadas durante um ou mais trimestres .

Ramo: Ciências da Educação
Inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação e a aquisição de um conjunto de competências transversais (20% das horas totais de trabalho) sob orientação de um supervisor.
O projeto de investigação deve assegurar a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza predominantemente científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Os estudantes devem adquirir formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais, incluindo competências pedagógicas, competências em inovação, competências em gestão e divulgação de ciência e tecnologia e competências de formação, de acordo com a Tabela 2 do regulamento do programa, validadas ou a validar pelos órgãos técnico-científicos do IPB e concretizadas durante um ou mais trimestres Ciências da Educação.

Ramo: Ciências da Saúde
Inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação e a aquisição de um conjunto de competências transversais (20% das horas totais de trabalho) sob orientação de um supervisor.
O projeto de investigação deve assegurar a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza predominantemente científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Os estudantes devem adquirir formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais, incluindo competências pedagógicas, competências em inovação, competências em gestão e divulgação de ciência e tecnologia e competências de formação, de acordo com a Tabela 2 do regulamento do programa, validadas ou a validar pelos órgãos técnico-científicos do IPB e concretizadas durante um ou mais trimestres Ciências da Saúde.

Ramo: Comunicação, Administração e Turismo
Inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação e a aquisição de um conjunto de competências transversais (20% das horas totais de trabalho) sob orientação de um supervisor.
O projeto de investigação deve assegurar a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza predominantemente científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Os estudantes devem adquirir formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais, incluindo competências pedagógicas, competências em inovação, competências em gestão e divulgação de ciência e tecnologia e competências de formação, de acordo com a Tabela 2 do regulamento do programa, validadas ou a validar pelos órgãos técnico-científicos do IPB e concretizadas durante um ou mais trimestres Comunicação, Administração e Turismo.

Ramo: Tecnologia e Gestão
Inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação e a aquisição de um conjunto de competências transversais (20% das horas totais de trabalho) sob orientação de um supervisor.
O projeto de investigação deve assegurar a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza predominantemente científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Os estudantes devem adquirir formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais, incluindo competências pedagógicas, competências em inovação, competências em gestão e divulgação de ciência e tecnologia e competências de formação, de acordo com a Tabela 2 do regulamento do programa, validadas ou a validar pelos órgãos técnico-científicos do IPB e concretizadas durante um ou mais trimestres Tecnologia e Gestão.


Principais resultados da aprendizagem
Ramo: Ciências Agrárias
Espera-se que os estudantes desenvolvam competências ao nível da investigação científica, envolvendo componentes de caráter teórico, laboratorial ou de campo, promovendo a abordagem de situações novas de interesse prático e científico atual, a recolha de informação e de bibliografia, a seleção fundamentada de técnicas e métodos de investigação, a conceção de uma solução para o problema proposto, a sua implementação e a análise crítica dos resultados.
Espera-se que os estudantes adquiram formação e prática científica e de investigação num conjunto de competências transversais (pedagógicas, inovação, gestão e divulgação de ciência e tecnologia e formação).
Espera-se ainda que os estudantes adquiram autonomia através do aumento da sua capacidade para estudar ou procurar os recursos e a informação necessária para o desenvolvimento das tarefas, para implementar método de trabalho e planeamento pessoal e de efetuar a gestão do tempo dedicado, sem intervenção dos orientadores.

Ramo: Ciências da Educação
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Ramo: Ciências da Saúde
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Ramo: Comunicação, Administração e Turismo
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Ramo: Tecnologia e Gestão
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Perfil ocupacional dos diplomados
A pós-graduação em Investigação Aplicada confere competências no desenvolvimento de atividades de investigação, com enfoque na área do respetivo ramo.

Acesso a outros ciclos de estudos
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Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Bragança (aprovado em reunião do CTC-IPB em 03/03/2021).

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
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Ramo: Ciências Agrárias

Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências AgráriasCA0.060.0
Ciências da EducaçãoCE0.060.0
Ciências da SaúdeCS0.060.0
Comunicação, Administração e TurismoCAT0.060.0
Tecnologia e GestãoTG0.060.0
Total 
0.060.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5020-719-1101-00-23 
Competências TransversaisCA/
CE/
CS/
CAT/
TG
3.0
11 Semestral 
 5020-719-1102-00-23 
Projeto de InvestigaçãoCA/
CE/
CS/
CAT/
TG
12.0



Ramo: Ciências da Educação

Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Total 
0.0---

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5020-723-1101-00-23 
Competências Transversais---
3.0
11 Semestral 
 5020-723-1102-00-23 
Projeto de Investigação---
12.0



Ramo: Ciências da Saúde

Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Total 
0.0---

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5020-727-1101-00-23 
Competências Transversais---
3.0
11 Semestral 
 5020-727-1102-00-23 
Projeto de Investigação---
12.0



Ramo: Comunicação, Administração e Turismo

Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Total 
0.0---

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5020-731-1101-00-23 
Competências Transversais---
3.0
11 Semestral 
 5020-731-1102-00-23 
Projeto de Investigação---
12.0



Ramo: Tecnologia e Gestão

Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Total 
0.0---

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5020-735-1101-00-23 
Competências Transversais---
3.0
11 Semestral 
 5020-735-1102-00-23 
Projeto de Investigação---
12.0

Acreditação/Registo
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