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Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais


Diploma conferido
Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando
capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
4 Semestres curriculares (2 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 120 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final de 30 créditos.
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Perfil do programa de estudos
O Mestrado DDJD tem como fundamento dotar os seus alunos de uma sólida formação técnica e científica, através da prática interdisciplinar alicerçada no design de jogos, articulando-se com áreas científicas necessárias ao desenvolvimento, avaliação e difusão dos jogos digitais, respondendo a necessidades reais de empresas e instituições, refletindo o impacto cultural e tecnológico significativo dos jogos digitais e pensando o futuro da área.

São objetivos gerais:
- Contribuir com quadros superiores habilitados (mestres) no âmbito do design e desenvolvimento de jogos digitais para enriquecimento das diversas áreas de atividade das indústrias criativas;
- Responder às transformações sociais, económicas, tecnológicas e culturais valorizando recursos e ativos específicos do território nacional;
- Promover competências de investigação na área dos jogos digitais e estimular projetos inovadores;
- Promover um empreendedorismo qualificado e criativo no segmento emergente dos jogos digitais. Design e desenvolvimento de jogos;
Artes / Design de Jogos / Informática/ Ciências Sociais e Empresariais;
Design de Jogos;
Informática.

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:

- Analisar e refletir sobre significados, funções e impactos do design e tecnologias dos jogos digitais na contemporaneidade, deter uma visão geral da indústria e demonstrar capacidade de investigação na área.
- Concetualizar, desenvolver e validar soluções pragmáticas analisando os requisitos e a experiência dos utilizadores.
- Desempenhar um papel como designer, desenvolvedor, produtor, artista técnico, jornalista crítico, professor ou investigador numa equipa de design e desenvolvimento de jogos e contextos mais abrangentes (nacional / internacional; entretenimento / jogos sérios; investigação).
- Usar ferramentas de gestão de projetos, controlo de versões e gestão de equipas de design e desenvolvimento.
- Alicerçar a motivação intrínseca e o desenvolvimento de competências intelectuais, práticas, técnicas, organizacionais e de comunicação ao longo da vida, informando a praxis individual e colaborativa.

Perfil ocupacional dos diplomados
O curso de mestrado visa dotar os alunos de uma formação que lhes permita:
- Analisar e refletir sobre significados, funções e impactos do design e tecnologias dos jogos digitais na contemporaneidade, deter uma visão geral da indústria e demonstrar capacidade de investigação na área.
- Concetualizar, desenvolver e validar soluções pragmáticas analisando os requisitos e a experiência dos utilizadores.
- Desempenhar um papel como designer, desenvolvedor, produtor, artista técnico, jornalista crítico, professor ou investigador numa equipa de design e desenvolvimento de jogos e contextos mais abrangentes (nacional / internacional; entretenimento / jogos sérios; investigação).
- Usar ferramentas de gestão de projetos, controlo de versões e gestão de equipas de design e desenvolvimento.
- Alicerçar a motivação intrínseca e o desenvolvimento de competências intelectuais, práticas, técnicas, organizacionais e de comunicação ao longo da vida, informando a praxis individual e colaborativa.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Mais informação em:"http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/" e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
tempo integral

Diretor de Curso
Joao Paulo Pereira de Sousa (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
ArtesA1.50.0
Artes/Design de Jogos/Informática/Ciências Sociais e Emp.ADIC21.021.0
Ciências Sociais e Empresariais CSE6.00.0
Design de Jogos DJ19.50.0
Design e desenvolvimento de jogos DDJ54.00.0
Informática I12.00.0
Qualquer área científica QAC6.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5074-802-1101-00-23 
Experiência do utilizadorADIC6.0
11 Semestral 
 5074-802-1102-00-23 
Ideação, design e desenvolvimento de jogosDJ/
I
6.0
11 Semestral 
 5074-802-1103-01-23 
Opção 1-Programação criativaADIC/
I
3.0
11 Semestral 
 5074-802-1103-02-23 
Opção 1-Trabalho Colaborativo e InternacionalizaçãoADIC3.0
11 Semestral 
 5074-802-1104-01-23 
Opção 2-Universos narrativos & escrita de jogosADIC6.0
11 Semestral 
 5074-802-1104-02-23 
Opção 2-Conceito e desenvolvimento de personagensADIC6.0
11 Semestral 
 5074-802-1105-00-23 
Personagens em JogosDJ/
A
3.0
11 Semestral 
 5074-802-1106-00-23 
Projeto integrado 1DDJ6.0
12 Semestral 
 5074-802-1201-01-23 
Opção 3-Arte concetual & ambientesADIC6.0
12 Semestral 
 5074-802-1201-02-23 
Opção 3-Design de nível & balanceamento de jogosADIC6.0
12 Semestral 
 5074-802-1201-03-23 
Opção 3-Interação multimodalADIC6.0
12 Semestral 
 5074-802-1201-04-23 
Opção 3-Introdução aos motores de jogosADIC6.0
12 Semestral 
 5074-802-1202-00-23 
Projeto integrado 2DDJ6.0
12 Semestral 
 5074-802-1203-00-23 
Publicação e monetização de jogos digitaisCSE6.0
12 Semestral 
 5074-802-1204-00-23 
Realidades estendidasDJ/
I
6.0
12 Semestral 
 5074-802-1205-00-23 
Sociedade contemporânea e jogos digitaisDJ/
I
6.0
21 Semestral 
 5074-802-2101-00-23 
Garantia de qualidade e economia interna do jogoDJ6.0
21 Semestral 
 5074-802-2102-00-23 
Metodologias de apoio a dissertação / projeto / estágioDDJ8.0
21 Semestral 
 5074-802-2103-01-23 
Opção 4-Animação e efeitos visuaisADIC6.0
21 Semestral 
 5074-802-2103-02-23 
Opção 4-Empreendedorismo criativo e tecnológicoCSE6.0
21 Semestral 
 5074-802-2103-03-23 
Opção 4-Sistemas inteligentesADIC6.0
21 Semestral 
 5074-802-2104-00-23 
SeminárioDDJ4.0
21 Semestral 
 5074-802-2105-00-23 
Unidade LivreQAC6.0
22 Semestral 
 5074-802-2201-00-23 
Dissertação ou Projeto ou EstágioDDJ30.0

Acreditação/Registo
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