Educação Social - Educação e Intervenção ao Longo da Vida
Diploma conferido
Mestrado em Educação Social. Título de Mestre.Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).
Requisitos da qualificação e regulamentos
120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional, objeto de relatório final de 50 Créditos ECTS.Os detentores deste título estão habilitados para a candidatura à carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e a quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como para o desenvolvimento de atividade independente qualificada.
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional especializado nas áreas de estudos de Ciências da Educação, Psicologia, Ciências Sociais.Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Educação Social é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
O mestrado em Educação Social - Educação e Intervenção ao Longo da Vida insere-se na área de formação da Educação Social, estando os seus diplomados especializados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A avaliação contínua e a realização de exames seguem, principalmente, o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola Superior de Educação, disponível no seu portal (http://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/legislacao) e ainda o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa.Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Graca Margarida Medeiros Teixeira e Santos ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Ciências da Educação | CE | 85.0 | 0.0 |
Ciências da Educação/Ciências Sociais/Psicologia | CE/CS/Psi | 0.0 | 5.0 |
Ciências Sociais | CS | 15.0 | 0.0 |
Psicologia | Psi | 15.0 | 0.0 |
Total | 115.0 | 5.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | - | Anual | 5017-629-1001-00-22 | Metodologias de Investigação | CE | 10.0 |
1 | 1 | Semestral | 5017-629-1101-00-22 | Comunicação e Competências de Atendimento | Psi | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5017-629-1102-00-22 | Contextos Sociais de Marginalização | CS | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5017-629-1103-00-22 | Pedagogia Social | CE | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5017-629-1104-00-22 | Prevenção e Intervenção em Comportamentos Desviantes ao Longo da Vida | Psi | 5.0 |
1 | 1 | Semestral | 5017-629-1105-00-22 | Psicologia do Desenvolvimento ao Longo da Vida | Psi | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1201-00-22 | Dinâmicas Sociais de Desenvolvimento Local | CS | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1202-00-22 | Educação ao Longo da Vida | CE | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1203-01-22 | Opção-Educação para o Desenvolvimento | CE/CS/Psi | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1203-02-22 | Opção-Problemas Sociais e Redes de Apoio | CE/CS/Psi | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1203-03-22 | Opção-Proteção de Crianças e Jovens em Risco ou Perigo | CE/CS/Psi | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1204-00-22 | Planeamento de Programas e Projetos | CE | 5.0 |
1 | 2 | Semestral | 5017-629-1205-00-22 | Políticas Públicas e Justiça Social | CS | 5.0 |
2 | - | Anual | 5017-629-2001-00-22 | Dissertação ou Trabalho de projeto ou Relatório de estágio | CE | 50.0 |
2 | - | Anual | 5017-629-2002-00-22 | Seminário de Apoio a Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio | CE | 10.0 |
Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2016, por 1 ano | Limite de vagas fixado: 30Registo inicial: R/A-Ef 288/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 288/2011/AL01 de 14-09-2016